• Ceclin
fev 25, 2011 6 Comentários


Depois de tantas árvores derrubadas em Vitória, Promotoria cuida das 21 algarobas da Praça da Matriz

Por conta das algarobas, reforma da Praça está interrompida


Devido as obras de reforma na Praça da Matriz executada pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão, que estão paralisadas, um outro fator agora promete fazer com que as obras não sejam retomadas nem tão cedo. Tudo em razão das 21 árvores exóticas, da espécie algoroba, que serão retiradas de acordo com o projeto original da Prefeitura, para serem substituídas por uma outra espécie adequada ao cotidiano urbano.
Por conta da pretensão do poder local em fazer a derrubada das árvores da Praça da Matriz este fato levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a recomendar a suspensão das obras de revitalização no local até que a Prefeitura comprove a existência de todas as licenças necessárias.
Além disso, os responsáveis pela requalificação devem apresentar o projeto ao MPPE. A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Euclides Rodrigues de Souza Júnior.


Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (25), a Promotora Vera Rejane Alves dos Santos Mendonça, aguardava a presença do Prefeito Elias Lira (DEM) e dos responsáveis pelo projeto de execução das obras para justificar as razões da possível derrubada das algarobas.
Ausente, o prefeito Elias Lira no mesmo horário encontrava-se na assinatura da Ordem de Serviço da construção da Ponte do Alto N. Sa. do Amparo.
Para a audiência, a Prefeitura enviou um representante que fez a apresentação do projeto a Promotoria.

Não satisfeita com a justificativa do projeto, a promotora Vera Rejane solicitou um Relatório Técnico assinado por especialistas, que levante o diagnóstico das 21 algarobas da Praça e justifique a razão de sua retirada.
O técnico enviado explicou que por se tratar de espécie exótica, as suas raízes chegam a destruir as calçadas do espaço e que elas não são recomendadas para urbanização.
Diante do impasse, o MPPE aguarda o diagnóstico. Enquanto isso as obras de reforma da Praça da Matriz de Santo Antão estão interrompidas.


por Emerson Lima,
com Lissandro Nascimento.