• Ceclin
out 23, 2008 2 Comentários


Dep. Elias Lira apresenta 19 emendas a LDO

Orçamento – Eleitos direcionam emendas para sustentar cumprimento de promessas

por Ana Cláudia Dolores
Especial para o Diario

Os cinco deputados da Assembléia Legislativa de Pernambuco que vão assumir prefeituras a partir do dia 1º de janeiro de 2009 podem contar com uma ajuda “extra” no orçamento das administrações municipais. Elias Lira (DEM / Vitória de Santo Antão); Antônio Figueirôa (PTB / Santa Cruz do Capibaribe); Lourival Simões (PR / Petrolândia); José Queiroz (PDT / Caruaru); e Ricardo Teobaldo (PSDB / Limoeiro) apresentaram propostas de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2009 beneficiando as cidades que vão comandar nos próximos quatro anos.

Apenas o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), não apresentou emendas à Loa. O futuro prefeito campeão de apresentação de emendas foi o deputado Antônio Figueirôa, o Toinho do Pará. Dos 123 proposições colocadas pelo petebista, todas são destinados para a Terra da Sulanca. “A cidade cresceu rápido e existem cerca de 500 ruas que precisam de calçamento. Então, coloquei todos os recursos para a infra-estrutura da cidade”, afirmou.

Cada parlamentar pode direcionar até R$ 600 mil dentro do orçamento do Estado. A intenção de Toinho do Pará é utilizar esse dinheiro para começar a cumprir a promessa de campanha de pavimentar cerca de 300 ruas da cidade nos quatro anos de mandato.

Ricardo Teobaldo também só teve olhos para a gestão municipal na hora de elaborar as 35 emendas. O tucano tenta incluir Limoeiro em projetos estaduais nas áreas de turismo, saúde, educação e segurança. Também espera contar com recursos do orçamento para sanear um canal que corta a comunidade Vila da Paz e duplicar a ponte Severino Pinheiro, que liga o centro comercial da cidade ao Hospital Regional do Estado. “Vou conversar com senador Sérgio Guerra (PSDB), com o ministro José Múcio (PTB) e com o deputado Maurício Rands (PT) já na próxima semana para conseguir também emendas federais”, avisou.

O deputado Elias Lira preparou 19 emendas destinando recursos para calçamento de ruas e abastecimento d’água em Vitória, Glória do Goitá e Chã Grande, mas não vinculou os projetos a promessas de campanha. “São todas obras importantes para os municípios. Não tem a ver com política eleitoral”, rechaçou.

José Queiroz e Lourival Simões preferiram concentrar as propostas em apenas uma emenda. O pedetista destinou R$ 600 mil para a construção de uma ponte ligando os bairros de Indianópolis e Riachão, em Caruaru, obra que está incluída no programa de governo do pedetista. “Essa é uma proposta de campanha minha. Aproveitei essa verba que tenho direito para ajudar a executá-la. Os recursos complementares serão da prefeitura”, declarou.

Já Simões incluiu os recursos no orçamento da Secretaria Especial de Juventude e Emprego, a fim de utilizá-los em cursos de capacitação profissional para os jovens de Petrolândia.

A Comissão de Finanças está analisando todas as 1.245 emendas enviadas pelos deputados e tem até o dia 20 de novembro para publicar os pareceres. O orçamento deve ser votado em plenário até o dia 4 de dezembro.
(Diário de Pernambuco).

Números das emendas:
- A Comissão de Finanças recebeu 1.245 emendas dos 49 deputados da Assembléia Legislativa.
- Dos deputados eleitos prefeitos, o recordista de emendas foi Toinho do Pará (PTB), com 123 propostas;
- José Queiroz (PDT) e Lourival Simões (PR) apresentaram apenas uma emenda;
- Elias Lira (DEM) apresentou 19 emendas e Ricardo Teobaldo (PSDB), 35;- João da Costa (PT) não apresentou emendas à LOA;
- O deputado Cleiton Collins (PSC) foi o que mais apresentou emendas: 307 no total;
- O prazo para apresentação de emendas à LOA terminou no dia 20 de outubro;
- No dia 20 de novembro, serão publicadas as emendas aprovadas.

por Lissandro Nascimento,
com informações do Diário de Pernambuco.