Ceclin
jun 06, 2012 0 Comentário


Denúncias contra crimes ambientais cresceram em Pernambuco, afirma Disque-Denúncia

JC Online

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na terça-feira (5), a ONG Disque-Denúncia mostra que os pernambucanos estão mais preocupados com a natureza. Segundo as estatísticas, o órgão recebe em média seis ligações por dia para denúncias de diversos crimes ambientais.

Entre os assuntos mais denunciados estão maus-tratos contra animais (56%), mau cheiro (16%) e poluição do ar (7%). O serviço também recebe informações sobre desmatamento, queimadas, lixo acumulado, aterro de mangue e poluição da água.

A instituição também comemora o aumento dos números de queixas, que aumentaram em 74% em relação ao ano passado. Já são 855 denúncias contabilizadas entre janeiro e maio de 2012.

De acordo com a superintendente da entidade em Pernambuco, Carmela Galindo, esse resultado mostra que a população está mais consciente sobre a importância de se ter atitudes mais sustentáveis. “Ao denunciar, o cidadão está contribuindo para um mundo melhor. O importante é tornar essa atitude um hábito e estar alerta às consequências de desrespeito ao meio ambiente”, diz ela.

Quem quiser relatar alguma ocorrência de crime ambiental, seja qual for a natureza dele, pode contactar o Disque-Denúncia. O serviço da ONG funciona 24 horas, todos os dias da semana. O telefone para contato para o Recife e Região Metropolitana é (81) 3421-9595, e (81) 3791-4545 para o interior do Estado.

(Foto:Renata Diem)