Ceclin
abr 29, 2011 0 Comentário


Delegacia combaterá acidentes do trabalho

Raissa Ebrahim
O Dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, comemorado ontem, foi marcado em Pernambuco pelo anúncio da campanha de criação de uma delegacia especial de acidentes do trabalho.
A proposta é do Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-PE) e deve ser reforçada entre sindicatos e sociedade civil para depois ser levada ao governador Eduardo Campos. O anúncio foi feito durante solenidade na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PE).
“As delegacias comuns hoje não têm treinamento para apurar acidentes trabalhistas, o que tem nos feito deparar com um grande problema de subnotificação”, observou o procurador Leonardo Mendonça, à frente da ideia. Segundo ele, já existem modelos semelhantes no Espírito Santo, Paraná e São Paulo.
Em 2010, a SRTE-PE registrou 106 casos de acidentes no Estado, mas estipula-se que esse número deve, na realidade, ser 30% maior.
Em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apresentou o decreto que a presidente Dilma Rousseff vai assinar sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). A previsão é que o plano seja desenvolvido entre governo, representado pelos ministérios do Trabalho, Saúde e Previdência, trabalhadores e empregadores, voltada para a prevenção de acidentes.

(Jornal do Commercio).