Com o relato feito pelo apresentador do Programa, Lissandro Nascimento, em decorrência de uma Lei Federal que regulamenta o serviço de moto-taxista, o Secretário Décio Filho informou que foi feito um Cadastro dos Moto-taxistas da Vitória de Sto. Antão, que estão dentro dos critérios definidos em Lei, pelo qual foram cadastrados até o dia 10 de dezembro de 2009.
Segundo ele, desde esta data a Secretaria de Defesa do Cidadão vem em um processo de triagem das documentações das pessoas credenciadas dentro do prazo, para a seleção dos moto-taxistas que estarão aptos a prestarem este serviço na cidade da Vitória de Santo Antão, lembrando que os candidatos estarão aptos a exercerem a profissão se estiverem de acordo com os critérios exigidos, lembrou ele.
Citou também que durante o processo de triagem que está sendo feito, paralelamente estão sendo confeccionadas as batas que servirão para os profissionais que estarão habilitados perante a Lei para exercer a sua atividade. “Estamos trabalhando junto com o Ministério Publico de Pernambuco, Polícia Militar (21º BPM), Polícia Civil e a nossa Guarda Municipal, sempre respeitando as regras governamentais sancionadas pelo Presidente da República”, pontuou.
A respeito do trânsito no Centro da Vitória, o Secretário frisou que é uma questão que sempre é polemizada e é um trabalho meticuloso. “É preciso dizer que na realidade o aumento do fluxo de automóveis, ocasionado pela redução do IPI, contribuiu para o aumento da frota, mesmo assim as dificuldades devem ser enfrentadas, e nós implementamos em Vitória algumas mudanças que envolvem o Bairro da Matriz e muitas paradas no Centro da cidade, e elas foram implementadas através de um estudo desenvolvido por convênio da Prefeitura com o DETRAN/PE”, ressaltou.
“O DETRAN no início do nosso governo, nos garantiu a entrega de um projeto global envolvendo toda a cidade, no sentido em que nós pudéssemos trabalhar com os Engenheiros da Diretoria de Trânsito. Diante deste projeto global, isto no começo da gestão, porém este projeto só foi entregue no final do ano de 2009 e era justamente isso que estávamos precisando para a implementação de estacionamentos, no modelo de Zona Azul do Recife, ainda algumas mudanças nas paradas de ônibus”, explicou.
Completando: “Com essa lei dos moto-taxistas haverá exclusão de alguns pontos, tendo em vista que não serão mais necessários estes pontos em razão de todos os moto-taxistas estarem regulamentados. Só queria dizer que o ano de 2010 demonstra um quadro de mudanças efetivas pois estamos apoiados por esse projeto global do DETRAN, e nossos profissionais da Diretoria de Trânsito estão aptos para implementarem essas mudanças ao trânsito de Vitória. Lembrando que as frotas do Brasil estão aumentando muito, como se ver em dados do IBGE e de outros instrumentos de pesquisas governamentais e privados”, salientou Décio.
Questionado pelo engarrafamento ocasionado na Praça Duque de Caxias com a Av. Mariana Amália, o Secretário relatou que a sua pasta já está fazendo um levantamento sobre estes engarrafamentos que vem acontecendo nos horários de maior fluxo no Centro da cidade.
“Está sendo elaborado um formato de estudar algumas mudanças de semaforização ou então na própria mudança de paradas de ônibus, tendo em vista que iniciada a gestão, mesmo que a princípio a população não tenha gostado por conta do fim da parada na Rua Melo Verçosa, decretamos a parada no final da Avenida e ficou então a contento da população, além de organizarmos um novo intervalo de saída dos ônibus urbanos”, afirmou.
Questionado por Lissandro quando Vitória terá Guardas de Trânsito, Décio procurou justificar: “É preciso ser sincero com os seus ouvintes. Não há nesse momento uma determinação do Governo Elias Lira sobre este assunto. Em uma Prefeitura falida há outras prioridades mais urgentes. Apesar de sabermos que a contratação de ordenadores do trânsito seria fundamental para o conjunto de ações que estamos fazendo ao trânsito”, lamentou.
Em seguida justificou que os engarrafamentos na descida da Duque de Caxias já é um reflexo do aumento da frota brasileira. “De qualquer modo, é um pedido nosso que a Diretoria de Trânsito esteja nas ruas ouvindo a população, até por que quem mexe com trânsito não deve estar em gabinete e sim ouvindo a população na rua”, frisou o Secretário de Defesa do Cidadão.
Por Gilberto Júnior,
Equipe de Produção.