Ceclin
set 15, 2009 2 Comentários


Debate: Reforma Política e a Crise no Senado

Foto: Representante do Ministério Público, Jayme Asfora – Presidente da OAB/PE, Mendonça Filho (DEM), Vereador Luciano Siqueira (PCdoB).

O Diretório Acadêmico do Curso de Direito da UFPE (Gestão Contestação), realizou um importante debate esta semana, com o tema: “Reforma Política e a Crise no Senado”, trazendo como debatedores: representante do Ministério Público de Pernambuco, Jayme Asfora (Presidente da OAB/PE), ex-governador Mendonça Filho (DEM), Vereador Luciano Siqueira (PCdoB). Tendo o debate ocorrido no anfiteatro da Faculdade de Direito do Recife (UFPE).

Os debatedores apresentaram seus pontos de vistas e responderam aos questionamentos feitos por parte dos estudantes e demais presentes ao local. O que ficou bastante explícito, no decorrer do debate, foi que apesar das “discordâncias pontuais e ideológicas”, ambas as correntes de opiniões presentes na mesa, concordam na necessidade emergencial de uma profunda Reforma Política em nosso País.

Tiveram importantes intervenções de representantes da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP), de representantes sindicais e de órgãos governamentais.
E ainda espaços para polêmicas, onde tivemos uma defesa sistemática (no decorrer do debate) por parte de do ex-governador Mendonça Filho (DEM) da saída do Presidente do senado, José Sarney e em defesa do nome de José Serra (PSDB) na corrida Presidencial.

Por outro lado, o Vereador do Recife Luciano Siqueira (PCdoB), trouxe aspectos históricos da política nacional e pontos necessários e urgentes que a Reforma Política deva abordar como o financiamento público de campanha e do sistema de listas partidárias preordenadas, além disso, opinou acerca dos avanços que o Brasil vem tendo nos últimos anos com a ascensão das forças democráticas populares ao poder, sob a liderança do Presidente Lula, e por fim citou a realização da I Nacional de Comunicação.

Mais informações e acessem:
http://lucianosiqueira.blogspot.com/ (Blog do Luciano Siqueira)
http://www.vermelho.org.br/

Por Anderson Diego.
Colunista do BLOG.