Debate conclui que Carnaval 2009 foi o melhor da última década
Ao ser indagada sobre o Carnaval 2009 ela ressaltou a beleza da ornamentação das ruas e a qualidade dos carros alegóricos que enriqueceram o carnaval vitoriense e disse que a única coisa que sentiu falta foi de uma programação mais específica para o público infantil, mais que aguarda que no próximo ano acontecerá.
Por telefone Paulo Oliveira da ACTV elogiou a pontualidade dos blocos e a limpeza da Cidade que foi impecável: “Nunca vi tamanha eficiência, mal o bloco passava e a equipe de limpeza entrava em ação não deixando sequer um copo descartável no chão, estava em Olinda na quarta-feira e não vi banheiros químicos e a limpeza que havia em Vitória. Amigos meus que visitaram a cidade também fizeram bons elogios ao carnaval em si e a organização do mesmo”, salientou também o sincronismo que houve em relação a ABTV e a ACTV referente aos horários, pois facilitou que todos os blocos e agremiações saíssem no horário correto.
Quanto ao fato da orquestra do Galo do Cajá ter saído em cima de um trio elétrico, ele comentou que foi chato “mas o Galo não deixou de fazer um bom carnaval arrastando muita gente pelas ruas e tenho certeza que no próximo ano tudo será resolvido”, salientou.
Finalizando fez agradecimentos a imprensa local e de outros lugares que mostraram o carnaval vitoriense para Pernambuco e outros estados.
Adiante, Júnior da ABTV e também representante do Bloco Clube dos 30 em comentário no estúdio disse que o ponto principal da organização do carnaval foi a atuação do “caminhão reboque” que retirou alguns carros de pessoas que insistiram em estacionar no percurso dos trios salientando que o motivo principal dos atrasos dos trios no ano passado foi a dificuldade de locomoção dos mesmos por serem veículos longos e de difícil dirigibilidade. Afirmou também que sentiu muito por não ter a participação da Cebola Quente e das Almas Formosas no carnaval deste ano. “Espero contar com os dois no próximo ano. De mudança para o próximo ano apenas um pedido que suspendessem a fiação de alguns postes porque os trios mais altos tiveram dificuldade de passar”, destacou.
Por telefone o Dr. Décio Filho da Secretaria de Defesa do Cidadão e Eudes Lorena do Departamento de Educação em Saúde parabenizaram a organização do carnaval e o comportamento nota 10 da Polícia Militar e Guarda Municipal que realizaram um grande serviço em prol do carnaval vitoriense dando tranqüilidade e segurança para o folião. A ação em conjunto com as secretarias possibilitou um bom carnaval sem problemas de maior gravidade e com todos brincando em paz.
O comandante do 21º Batalhão de Policia Militar – Major Petrônio nos apresentou em estúdio números do carnaval que foram melhores dos últimos anos, poucas ocorrências, o qual o número de pessoas detidas foi inferior ao ano passado e segundo ele isso se deu porque o folião veio com vontade de brincar e devido as ações das secretarias envolvidas na organização referente a horários e as normas do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que foram seguidas à risca. Afirmou ainda que o grande segredo foi o horário rígido para terminar as festividades, salientou no final que o que deveria ser aperfeiçoado para o próximo carnaval seria o melhor controle dos condutores de “carros de mão” que em alguns casos atrapalharam a ação da polícia.
Participando do debate o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte Dr. Paulo Roberto Leite Arruda, logo após cumprimentar os convidados e ouvintes se dirigiu ao Major Petrônio dando-lhes os parabéns por mais um brilhante serviço prestado pela Polícia Militar que mesmo tendo o número habitual de policiais e com o aumento da população em virtude da boa divulgação que o carnaval teve, houve o incentivo para que as pessoas não deixassem a cidade para ir às praias.
Disse também que no próximo carnaval será feito “outros aperfeiçoamentos porque o tempo não pára e temos que evoluir e se aperfeiçoar para conseguir acompanhar os acontecimentos e anseios da população”, salientou Paulo Roberto.
Destacou o papel da imprensa que segundo ele foi fundamental para o sucesso do carnaval vitoriense levando imagens e comentários para o Brasil e até para países da América latina.
Quanto às críticas que foram feitas de maneira inconsistentes ele disse que “esses grupinhos se apegam a pequenos detalhes para fazer politicagem, críticas são boas quando tem efeito construtivo e devemos sempre estar prontos para recebê-las porque assim conseguimos detectar os problemas e corrigí-los posteriormente”.
Produção: Jáder Siqueira.
Equipe: Orlando Leite, Felipe França,Genilda Alves, Régis Souza, Berg Araújo.