Ceclin
Maio 26, 2008 1 Comentário


Cursos profissionais abrem novas vagas no Estado

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (26), as inscrições para preenchimento de quase cinco mil vagas em cursos profissionais. Os interessados, que devem ter o ensino médio completo ou estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, podem se cadastrar no site da UPEnet, organizadora da seleção, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15 até o dia 19 de junho.
Ao todo, estão sendo oferecidas 4.724 vagas, das quais 2.564 são destinadas a cursos presenciais em seis escolas técnicas e três centros tecnológicos e 2.160 a cursos na modalidade de ensino a distância. Entre os curso oferecidos para pelo menos 18 municípios pernambucanos de todas as regiões do Estado, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, estão os de mecatrônica, logística e lavanderia industrial.
Após o cadastro, os candidatos devem imprimir o cartão informativo (com dados como local e horário das provas) entre 18 e 20 de junho. No dia do teste, programado para 4 de agosto, os candidatos devem apresentar o cartão e um documento de identidade. A seleção será realizada em uma única etapa, com questões objetivas de português, matemática e conhecimentos gerais.
De acordo com a Sectma, 80% das vagas deverá ser preenchidas por alunos matriculados ou egressos da Rede Pública Estadual de Ensino. As demais serão destinadas aos candidatos em geral. Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho e as matrículas devem ser realizadas no período de 23 a 25 de julho.
A DISTÂNCIA – Um novo edital deverá ser publicado, em um prazo de até 30 dias, abrindo mais de 500 vagas para o curso de enfermagem na modalidade de ensino a distância. (JC Online).