Ceclin
nov 23, 2016 0 Comentário


Curso sobre Acompanhante Terapêutico Educacional acontece em Vitória de Santo Antão

crianca

Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM) – que atua há dois anos na região da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, com exitosa experiência em trabalhar com uma equipe multidisciplinar, promove entre os dias 25 e 26 de novembro e no dia 03 de dezembro o Curso de Acompanhante Terapêutico Educacional (A.T.), com o apoio da Faculdade Osman Lins (FACOL).

O Curso é dividido em três módulos temáticos, comportando ao todo 20 horas-aula, distribuídas em cinco módulos teóricos, voltado aos profissionais interessados e universitários, com certificado para as áreas de graduação ou graduados em áreas afins tais como: saúde, educação, judiciário, artes em geral, entre outros. Os módulos teóricos serão ofertados no período noturno da sexta (25), e nos sábados subsequentes das 08h às 17h. Nestes dias, o aprofundamento em aspectos metodológicos e conceituais relevantes para a função clínica de AT serão abordados.

“Quando a escola tem que trabalhar com crianças que resistem à aprendizagem, é despertada a vivência de insuficiência nos educadores, ou seja, a vivência de que não conseguem ensinar estas crianças. Ora, os alunos que resistem à aprendizagem, contestam, de maneiras particulares (seja recusando a aprendizagem, seja agredindo os professores, ou ainda, realizando outros atos inadequados), a eficácia da técnica e da educação formal estabelecida pela norma educativa”, explica os profissionais do CEAM Vitória que vão ministrar estes módulos, a exemplo da Fonoaudiológa Anne Bittencourt, o Neuropsicólogo Ítalo Bruno Gomes, a Psicopedagoga Luciene Santos e a Professora Joselma Dantas.

Esta formação tem o intuito de facilitar o manejo do profissional frente aos quadros mais recorrentes como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista, Dislexia, Síndrome de Down, dentre outros, promovendo a qualificação especializada dos profissionais que buscam com sua prática diferenciada promover a inclusão social. “De fato, decifrar o que querem dizer estes atos de resistências dos alunos não é tarefa simples, uma vez que apontam para a própria resistência da escola em se desprender de seus ideais pedagógico-educacionais”, enfatizam.

autismoO curso é voltado aos profissionais e estudantes de Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Medicina e Educação, Assistência Educacional Especializada (AEE). Técnicos dos serviços de Saúde Mental como: CAPS, hospitais-dia, centros de convivência, residências terapêuticas, oficinas profissionalizantes, emergências psiquiátricas e ambulatórios.

Sobre a programação, o curso inicia às 18h da sexta (25) com o módulo “Atribuições do Acompanhamento Educacional a luz da Neuropedagogia”. Enquanto no sábado (26), a partir das 08h terá a temática “Intervenção em Distúrbios / Transtornos de linguagem”, e na parte da tarde “Introdução do manejo do comportamento desaptativo em contexto de sala de aula”. Já no sábado seguinte (03/12) pela manhã “A estimulação Neuropedagógica nas dificuldades de aprendizagem”, enquanto à tarde “Discussão de casos clínicos com equipe multidisciplinar”.

Acompanhamento Terapêutico – é uma modalidade de atendimento, cuja proposta é de auxiliar os pacientes que apresentam distúrbios graves e que estão à margem da sociedade, em sua reintegração social. Esse nome é dado oficialmente aos ATs que trabalham nas ruas, fora de qualquer instituição, e tem sido um termo utilizado, por empréstimo, para identificar esta prática na escola. O empréstimo do termo pode ser entendido pela função que o acompanhante possui em escutar, dar voz e encaminhar, in loco, as construções particulares de cada sujeito para as diversas problemáticas que enfrentam no laço social.

 

SERVIÇO

Curso de Acompanhante Terapêutico Educacional

Quando: Dias 25 e 26 de novembro, e dia 03 de dezembro de 2016

Local: Faculdade Osman Lins – FACOL, em Vitória de Sto. Antão/PE

Realização: Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM)

Investimento: R$ 300,00 (Trezentos Reais), podendo parcelar em 03 vezes no cartão de crédito.

INSCRIÇÕES: (81) 3526.4904 / 98686-4707 no horário comercial.