Ceclin
dez 06, 2016 0 Comentário


Curso realizado em Vitória sobre Acompanhante Terapêutico Educacional abre nova perspectiva de vagas no mercado

Acompanhante Terapêutico Educacional

O Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM) – que atua há três anos na região da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, com exitosa experiência em trabalhar com uma equipe multidisciplinar, realizou entre os últimos dias 25 e 26 de novembro e no dia 03 de dezembro o Curso de Acompanhante Terapêutico Educacional (A.T.), com o apoio da Faculdade Osman Lins (FACOL).

Acompanhamento Terapêutico é uma modalidade de atendimento, cuja proposta é de auxiliar os pacientes que apresentam distúrbios graves e que estão à margem da sociedade, em sua reintegração social. Esse nome é dado oficialmente aos ATs que trabalham nas ruas, fora de qualquer instituição, e tem sido um termo utilizado, por empréstimo, para identificar esta prática na escola. O empréstimo do termo pode ser entendido pela função que o acompanhante possui em escutar, dar voz e encaminhar, in loco, as construções particulares de cada sujeito para as diversas problemáticas que enfrentam no laço social.

CEAM VitóriaO Curso foi dividido em três módulos temáticos, voltado aos profissionais interessados e universitários, com certificado para as áreas de graduação ou graduados em áreas afins tais como: saúde, educação, judiciário, artes em geral, entre outros.

O sucesso da atividade foi comemorada pelos profissionais do CEAM Vitória que ministraram o curso, a exemplo da Fonoaudiológa Anne Bittencourt, o Neuropsicólogo Ítalo Bruno Gomes, e as Psicopedagogas Luciene Santos e Joselma Dantas.

“Esta formação ajudou a facilitar o manejo do profissional frente aos quadros mais recorrentes como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista, Dislexia, Síndrome de Down, dentre outros, promovendo a qualificação especializada dos profissionais que buscam com sua prática diferenciada promover a inclusão social”, enfatizam.

A equipe é a mesma que está organizando o primeiro Simpósio Internacional sobre Dislexia, no Norte e Nordeste, entre os dias 03 e 04 de fevereiro de 2017. O evento busca interagir com profissionais e estudantes do setor pedagógico e da saúde, reforçando conhecimentos, compartilhando experiências e troca de informações com especialistas renomados.

As inscrições para este Simpósio podem ser feitas pelo site clicando AQUI.

Sobre o CEAM

Para superar as dificuldades que crianças e adolescentes passam durante o processo de ensino-aprendizagem escolar, surgiu desde 2014 em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), que é composto por competentes profissionais sob as mãos de Psicólogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Fonoaudiólogos, Oftalmologistas e Nutricionistas, os quais têm o seu trabalho exclusivamente voltado para este público. Com a exitosa experiência em trabalhar com uma equipe multidisciplinar, o CEAM abriu outra unidade no Grande Recife, precisamente no Shopping Rio Mar, focando em oferecer a terapia de grupo como elemento inovador na superação destas dificuldades, inclusive na dislexia (dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura) e aos portadores de autismo. Saiba mais AQUI

 anigifCEAM Vitória