Ceclin
abr 17, 2018 0 Comentário


Curso de Saúde Coletiva do CAV UFPE Vitória é avaliado com conceito 4 pelo MEC

O conceito engloba resultados de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente

(CAV) Centro Acadêmico de VitóriaO curso de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) da UFPE recebeu hoje (17/4) o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 do Ministério da Educação (MEC). O CPC vai de 1 a 5 e é um indicador prévio da situação das graduações no País. Este é o primeiro conceito atribuído pelo MEC ao curso de Saúde Coletiva do CAV, que foi implantado em 2013.2.

A coordenadora, professora Lívia Souza, destacou a relevância de a primeira avaliação ter sido tão boa, mesmo com pouco tempo de existência do curso. “Acredito que vários fatores contribuíram para esta avaliação. O primeiro é a elaboração do projeto pedagógico, realizada com muita maturidade; e o segundo é o envolvimento do corpo docente, discente e técnico-administrativo. O esforço coletivo e engajado foi essencial”, avaliou a docente. “Acreditamos que, em pouco tempo, podemos subir a avaliação”, finalizou.

O pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da Universidade, professor Paulo Goes, também destacou a importância da avaliação. “Esse resultado é fruto do esforço dos professores, da direção do Centro Acadêmico de Vitória, da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, da CPA, que, juntos, contribuíram para o processo de avaliação. Mas, sobretudo, ao longo do tempo, realizaram a construção de um projeto pedagógico que está antenado com as necessidades de consolidação do Sistema Único de Saúde”, enfatizou ele.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para agregar ao processo de avaliação da educação superior critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos. O CPC é divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. O conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.