Ceclin
ago 28, 2009 0 Comentário


CTB PE realiza o seu 2° Encontro Estadual

Do Recife, Elaine de Paula.

Nesta sexta-feira (28), acontece a abertura do 2° Encontro Estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em Pernambuco, que traz como tema “Unidade para enfrentar a crise”. O evento será no auditório da Faculdade de Ciências Medicas da UPE, campus de Santo Amaro, às 18 horas. Na ocasião também acontecerá o lançamento da revista “A Mulher no mundo do Trabalho”, editada pela CTB nacional.

No encontro serão abordadas as teses que proporcionarão produtivos debates em volta da realidade vivenciada pelo trabalhador brasileiro e pernambucano Os tópicos que prometem marcar esta grande reunião são: a redução da jornada de trabalho, a luta pelo emprego, defesa da Conferencia Nacional das Classes Trabalhadoras (CONCLATE), os desafios enfrentados pelos trabalhadores na atual conjuntura e a construção do socialismo.

Confirmaram presença a secretária nacional de Mulheres da CTB, Abigail Pereira e o diretor da CTB, Joílson Cardoso. De acordo com a diretora do CTB em Pernambuco, Valeria Silva, este encontro é importante porque surgirá a oportunidade da construção de idéias nos debates sobre a luta no trabalho do povo pernambucano e também por haver eleição da nova diretoria de Pernambuco. Valéria ainda afirmou que esta é a hora de unificar as bandeiras para que haja um fortalecimento do movimento sindical. “A central está trabalhando na construção de um novo projeto em nível nacional de desenvolvimento, com valorização do trabalho, que é o principal norteador das centrais e da classe trabalhadora”, explicou Valéria Silva.

Um pouco da CTB

A CTB (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil) nasceu animada pelo espírito da luta classista que atravessa a história moderna, descrevendo uma epopéia de glórias, conquistas e avanços no sentido da humanização das relações sociais, libertação dos povos e combate ao colonialismo e neocolonialismo.
Atualmente, a CTB vem ocupando lugar de destaque na luta do povo brasileiro, pois trata-se de uma entidade plural que tem aglutinado diversos segmentos do movimento sindical. Encontram-se ligados à CTB-PE sindicatos das mais diversas categorias, desde trabalhadores rurais a servidores públicos.