• Ceclin
mai 28, 2009 0 Comentário


Criada em Brasília a CPI da Conta de Luz

Foi criada em Brasília, na tarde desta quarta-feira (27), a CPI da Conta de Luz. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai investigar a formação dos valores das tarifas de energia elétrica, a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na autorização dos reajustes e esclarecer os motivos que levam a energia no Brasil ser a terceira mais cara do mundo.

A CPI foi protocolada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) no ano passado. Segundo o deputado, foi a situação do Estado que o motivou a propor a CPI. “Queremos saber porque a energia elétrica de Pernambuco é uma das mais caras do mundo. Hoje, o Brasil tem a terceira (energia) mais cara do planeta e Pernambuco está entre as dez mais caras do País. Em sete anos, (o valor da energia) subiu três vezes o IPCA e duas vezes o IGPM. Houve um aumento de 200% sem nenhuma justificativa.
Não vemos melhora do serviço e ainda há a questão nebulosa da Termopernambuco (que é do mesmo dono da Celpe, o Grupo Neoenergia, e vende energia a ela). Tem alguma coisa errada”, justificou o parlamentar.
Mas ele assegura que a CPI vai, realmente, ter abrangência nacional. “Vamos buscar as discrepâncias do País”. O requerimento precisava de apenas 171 assinaturas, mas contou com 293. “Isso é um anseio nacional. Mostra que não é um problema somente de Pernambuco”.

LEIA MAIS: