Ceclin
ago 10, 2021 0 Comentário


CREF12/PE interdita academias em Jaqueira e Escada

As equipes de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), realizaram 04 interdições em academias nesta segunda e terça-feira, 09 e 10 de agosto. Três delas foram realizadas em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal de Bom Jardim, no Agreste. Nos municípios de Escada e Jaqueira, na Mata Sul, a ação contou com o apoio da Polícia Militar e interditou 02 academias, uma em cada cidade.

De acordo com a Equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE todas as interdições ocorrem pela falta reincidente de um Responsável Técnico nos locais. O Responsável Técnico é o Profissional de Educação Física formado e regulamentado pelo CREF12/PE, que responde pelas atividades realizadas nos espaços. Ainda de acordo com o CREF12/PE a falta desse Profissional nas academias, é um dos principais motivos que fazem os espaços destinados ao atendimento em Educação Física serem interditados com frequência.

O Chefe de Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE) alerta para o risco dos espaços não disporem de um Profissional de Educação Física habilitado. “Funcionar sem Responsável Técnico é uma infração sanitária passível de interdição, pois coloca em risco a integridade física dos alunos que dependem da orientação segura e monitoramento constate dos treinos,” detalhou.

Em Bom Jardim foram interditadas a Vigor e Saúde, G fitness e Brother Fitness. Em Escada a interdição foi realizada na Bebetos Training. Em Jaqueira, o espaço interditado foi a Academia M3.

O CREF12/PE alerta à toda sociedade para cobrar das academias que exponham em local visível o Certificado de Regularidade com o CREF12/PE. Também é importante cobrar do Profissional de Educação Física que atende nos espaços a sua Cédula de Identidade Profissional (CIP). Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos.

Denuncie pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo site do Conselho,  Garante-se sigilo.