CPRH divulga estudo da barragem de Igarapeba
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da barragem de Igarapeba está disponível no portal da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH (www.cprh.pe.gov.br). O empreendimento, proposto pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos – SRH, integra o Sistema de Controle de Cheias na região da Mata Sul Pernambucana, particularmente na Bacia do rio Pirangi, e está projetado para o município de São Benedito do Sul, localizado a 172,50 quilômetros do Recife.
O Rima de Igarapeba apresenta, de forma simples e didática, uma síntese dos estudos desenvolvidos para obtenção de licenciamento junto à Agência, conforme legislação ambiental vigente, como o diagnóstico atual da área, dos prováveis impactos e das formas de mitigação e controle dos mesmos.
A barragem foi dimensionada para acumular 69,6 milhões de metros cúbicos de água. Segundo o Rima, regularizará uma vazão de 1,97m³/s para usos múltiplos (abastecimento humano, irrigação, lazer e pesca). Com a construção do barramento no rio Pirangi, uma área de 2,8Km² deverá ser inundada. A estimativa de custos para implantação do empreendimento é de R$ 59.749.957,04, com prazo de execução programado para 22 meses e início das obras previsto para janeiro de 2012.
A Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP é a responsável pelos estudos, que serão amplamente debatidos em audiência pública a ser realizada no próximo dia 15 de dezembro, às 09h30, no Clube Municipal de São Benedito do Sul.
Interessados podem ter acesso à versão impressa do documento que se encontra no Centro de Documentação e Informação Ambiental (CDIA) da CPRH, localizado em sua sede, no bairro de Casa Forte. Comentários e contribuições técnicas podem ser enviados para a Agência ou postados no Blog Sustentável da CPRH (www.cprh.pe.gov.br/blog).
com informações da Assessoria.