Ceclin
abr 13, 2011 0 Comentário


CPRH abre inscrições para o Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e que, este ano, comemora sua 21° edição. Criado em 1990, o prêmio é um reconhecimento do Governo de Pernambuco a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades em prol do meio ambiente, seja em Pernambuco, no território nacional ou até mesmo fora do País. As inscrições seguem até o dia 10 de maio.

O prêmio tem o nome do engenheiro agrônomo e ambientalista Vasconcelos Sobrinho (1908–1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. Seus trabalhos merecem destaque na área ambiental e, por este motivo, Vasconcelos Sobrinho é considerado uma das grandes autoridades na área de meio ambiente.


Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha constante no folder de divulgação e enviá-la junto a seis cópias do projeto, além de material de comprove a execução ou etapas dos mesmos, tais como recortes de jornais, fotografias e DVD´s.

A ficha de inscrição também está disponível para download no portal da CPRH (www.cprh.pe.gov.br).

O projeto e a ficha de inscrição podem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos Correios ao Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental (NCSEA) da CPRH, situado na Rua Santana, 367, Casa Forte. O envelope deve estar identificado com as palavras Prêmio Vasconcelos Sobrinho. Podem se candidatar ao concurso pessoas físicas, empresas, escolas e associações, além empreendimentos que tenham se destacado na área florestal, ou de pessoas que atuem na área de direito ambiental nacional e internacional.


A Comissão Julgadora será formada por cinco integrantes, sendo eles um representante da diretoria da CPRH, um educador ambiental, um jornalista ligado à área ambiental, um representante de ONG ambientalista ou instituição que desenvolva trabalhos voltados ao meio ambiente e um representante da área jurídica. O Prêmio Vasconcelos Sobrinho, que consiste de um troféu, será entregue durante a programação comemorativa ao mês do Meio Ambiente.

Categorias do Prêmio:

1) Responsabilidade Ambiental – empresas do setor público e privado que trabalhem em sintonia com as diretrizes do desenvolvimento sustentável, consideradas empresas ambientalmente corretas.


2) Personalidade do Meio Ambiente – pessoas físicas que desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade.


3) Projetos e Práticas Educacionais – escolas públicas e particulares do ensino médio, fundamental I e II que desenvolvam, com a sua comunidade escolar, projetos que estimulem o debate e a prática de atitudes ambientalmente corretas.


4) Participação Comunitária – organizações não governamentais, associações comunitárias e conselhos de moradores, legalmente constituídos, que desenvolvam projetos na temática ambiental, com a participação da comunidade.


5) Destaque Florestal – cidadãos ou empresas que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo projetos em reserva florestal que gerem impactos positivos para a comunidade.


6) Destaque Nacional – pessoas físicas que tenham feito conferências, palestras ou cursos no Brasil na área ambiental, além de terem desenvolvido projetos na área de meio ambiente no âmbito nacional.


7) Destaque Internacional – pessoas físicas que tenham se destacado na atuação em defesa do meio ambiente, no plano internacional.


8) Destaque Jurídico – pessoas físicas ou jurídicas, da área do Direito, que desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade.
9) Destaque Judiciário – pessoas físicas que, na qualidade de servidores do Poder Judiciário, desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade.


10) Destaque Ministério Público Federal – membros do Ministério Público Federal que, no desempenho de suas funções, desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade.


11) Destaque Ministério Público Estadual – membros do Ministério Público Estadual que, no desempenho de suas funções, desenvolveram ou estejam desenvolvendo projetos ambientais que gerem impactos positivos para a comunidade.

Serviço:

Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2011
Inscrições: até o dia 10/05/11 (os projetos devem ser encaminhados ao endereço: Rua Santana, 367 – Casa Forte – Recife – PE – CEP: 52060-460
Informações: (81) 3182-8816/8817