Folha de Pernambuco
Depois de passar semanas de apreensão, finalmente o estudante Humberto Beltrão, 19 anos, conseguiu obter suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, cujos resultados foram liberados na noite da última quinta-feira. Com 8,7 na prova de Redação e 7,0 na parte objetiva, ele espera agora os resultados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde se inscreveu para o curso de Design.
No domingo, ele irá se inscrever no vestibular da UFRPE por meio do Sistema de Avaliação Unificada (SiSu), sistema pelo qual universidades selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame. “Estou mais aliviado depois de saber a minha nota. Na hora, fiquei preocupado porque tinha esquecido a minha senha, mas enviei para eles um e-mail e me foi enviada outra senha em dez minutos. O processo de realizar a prova foi meio complicado. Embora eu não tenha tido problemas no meu teste, pessoas na minha sala tiveram algumas dificuldades e isso atrapalha muito. Além disso, a prova é pesada e extensa. Mas agora, é esperar”.
Já Ladjane Leite, 43 anos, não teve a mesma sorte e até o fechamento desta edição ainda não tinha conseguido obter a senha que perdeu com o Ministério da Educação (MEC). Ela está tentando uma vaga no curso de Biblioteconomia e aguarda as informações para saber como se saiu. “Espero que dê tudo certo. Gosto muito de estudar, fazer leitura, acho que será um bom curso para mim”. As notas do Exame estavam previstas para serem entregues à Covest durante a última sexta-feira (14). Elas serão analisadas e será feita a média com as provas da segunda fase, que de acordo com Armando Cavalcanti, vice-presidente da Covest, já estão prontas. “Acreditamos que será possível liberar o listão até o dia 30 de janeiro”.
As inscrições para o SiSu acontecerão de 16 a 18 de janeiro. Nesta etapa, o aluno irá escolher dois cursos que ele deseja. De acordo com informações obtidas no site do MEC, ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSu.
O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a cotas. Haverá a primeira chamada no dia 22 e a matrícula desses aprovados será nos dias 25 a 27.
No dia 1º de fevereiro sairá a segunda entrada, cuja matrícula será nos dias 3 e 4 do mesmo mês. Já a terceira chamada será no dia 10, com matrícula nos dias 13 e 14 de fevereiro.