• Ceclin
jun 14, 2017 0 Comentário


CORPUS CHRISTI: Prefeitura de Vitória suspende expediente na sexta-feira

Matriz da Vitória Sto. Antão Foto Bruno Valois

Foto: Bruno Valois / Drone

Em decorrência da celebração do Corpus Christi o Prefeito da Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior (PSB), assinou o Decreto nº 030/2017 que institui PONTO FACULTATIVO nesta sexta-feira (16/06), tendo em vista que na quinta (15) é feriado municipal.

Em decorrência do ponto, apenas os serviços considerados de natureza essencial terão suas atividades normais. O Decreto passou a vigorar a partir da data de sua publicação, ocorrida na última segunda (12). Também na sexta-feira não haverá expediente na Câmara Municipal.

O Corpus Christi não é um feriado, contudo o evento é celebrado pela comunidade católica na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o de Pentecostes, o qual ocorre 50 dias depois da Páscoa. A Igreja Católica deve divulgar programação especial de missas.

Em períodos anteriores, o Município de Vitória funcionava por meio expediente na celebração do  Corpus Christi, pelo qual causou “um puxão de orelhas” junto ao Poder Público por parte do finado Monsenhor Renato Cavalcanti, da Matriz de Santo Antão. Desde então, o comércio local e as repartições públicas são fechadas.

Há casos por parte da iniciativa privada em trocar o feriado municipal pela véspera e o dia de São João, porém os acordos coletivos têm que ser selados junto aos sindicatos de cada categoria.