• Ceclin
jun 03, 2019 0 Comentário


Conversas literárias integram atividades do Lions Clube da Vitória de Santo Antão

Conversas literárias integram atividades do Lions Clube da Vitória de Santo Antão

Clube de Leitores do Lions Vitória Centenário é uma boa opção para sair de casa e ter acesso a conversas de grande aprendizado

por Lissandro Nascimento

A filial do centenário Lions Clubs International em Vitória de Santo Antão se situa na praça central do Bairro da Bela Vista e vem desenvolvendo em sua sede uma atividade que interessa àqueles que gostam de um bom bate-papo cultural-literário. Por iniciativa do Diretor de Comunicação e Marketing Ismael Feitosa, vem acontecendo duas vezes ao mês na sede do Lions Clube Vitória Centenário, o “Clube de Leitores”, pelo qual se reveste em um projeto cultural que se propõe reunir pessoas, sobretudo jovens, em torno do hábito da leitura.

O projeto vem acontecendo, em primeiro formato, na 2ª sexta-feira de cada mês com o Sarau Literário quando os participantes dispõem de 10 minutos para comentar sobre um livro que leu e também, na oportunidade, pode-se haver trocas e doações de livros. Em outro formato, precisamente na última sexta-feira do mês acontece uma palestra com autor de obra literária, especificamente sobre ficção, quando reúne personalidades genuinamente pernambucanas para expor seu acúmulo literário.

Escritor e Poeta Ricardo VieiraFoi o que aconteceu na ultima sexta-feira (31/5), em sua sede na Bela Vista, quando o escritor, poeta, professor e coach Ricardo Vieira promoveu um bate-papo sobre a importância da leitura na formação infanto-juvenil. O autor passou sua infância morando naquele Bairro em Vitória, na Zona da Mata, e hoje é detentor de 13 obras, entre elas o livro “Quando o amor nos escapa”.  Para Vieira, há três tipos de pessoas: as felizes, os leitores/escritores, e os imortais. Ele parabenizou a iniciativa do Lions Vitória quando consegue juntar esse segundo tipo.

Já fez palestras literárias no Lions Clube Vitória Centenário o médico Edvaldo Bione que abordou o livro que mudou a sua vida, reforçando que a leitura é imprescindível no despertar das pessoas. Ainda o professor universitário Darlindo Ferreira que no primeiro encontro realçou a “leitura do mundo”, fazendo uma espécie de visão panorâmica das muitas leituras que devemos fazer da vida,  que, aliás, vai muito mais além daquilo do que está escrito nos livros.

 “Há uma programação que segue trazendo personalidades para esses bate-papos literários. O Lions Clube que busca ajudar o próximo através do serviço de beneficência tem agora buscado uma nova vertente para envolver as pessoas da cidade através desse viés cultural”, explicou Ismael Feitosa, pelo qual em julho próximo deve assumir a coordenação do Lions Vitória, em substituição ao vitoriense Severino Jorge Tavares, em eleição interna que ocorre anualmente. Sua sede vem abrigando coletivos populares que trabalham com arte & cultura, o que vem dinamizando o vasto espaço que possui a instituição. Lá também vai dispor à comunidade cursos de confecção de Biscuit e demais Artesanatos.

O Clube de Leitores do Lions Vitória é uma excelente oportunidade de mergulhar em inúmeras experiências sob diferentes olhares daqueles que se enveredam no mundo da leitura. Vale a pena participar e se envolver, fica a dica!

Clube de Leitores do Lions Vitória Centenário

LIONS CLUBE

Os Leões servem. É bem simples assim, e tem sido desde 1917. Os clubes são lugares onde as pessoas se reúnem para doar o seu precioso tempo e trabalho para melhorar as comunidades e o mundo. Sua missão é empoderar os voluntários para que sirvam às suas comunidades e atendam às necessidades humanas, fomentem a paz e promovam a compreensão mundial por meio dos Lions clubes. A instituição visa ser o líder global em serviços comunitários e humanitários.

Clube de Leitores do Lions Vitória Centenário com Ricardo Vieira