• Ceclin
out 24, 2008 0 Comentário


Convênio abre 74 vagas de estágio para estudantes com deficiência

O Governo de Pernambuco abre 74 vagas de estágio para pessoas com deficiências sensorial, física e cognitiva nos níveis médio, técnico e superior. O convênio resulta da articulação entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Secretaria de Saúde e o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE).
Estão contemplados estudantes da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Na área metropolitana, a seleção tem início na próxima terça-feira (28) e segue até o dia 14 de novembro, sempre às segundas, terças e sextas-feiras, em horário comercial, na sede da SEAD.
No interior, a programação prossegue nos municípios de Petrolina, no mês de novembro e Limoeiro, em dezembro. Já nas cidades de Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada processo seletivo acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2009.

As vagas de estágio nos níveis médio e técnico estão disponíveis nas áreas de telefonia, auxiliar de câmara escura, auxiliar administrativo, recepção, almoxarifado e digitação. Para o nível superior, são nos campos da informática, psicologia, serviço social, pedagogia e direito.
Os selecionados irão receber um treinamento introdutório sobre os temas Direitos e Deveres, Normas e Compromissos, Comportamento Ético e Profissional, Relações Interpessoais na Organização, Manuseio de Equipamentos e Saúde e Segurança no Trabalho. Os gestores também serão sensibilizados e capacitados para receber os estudantes com necessidades específicas.

O acesso à formação profissional para a inserção no mercado de trabalho é uma das ações estratégicas da SEAD com vistas a inclusão social da pessoa com deficiência. De janeiro de 2007 a setembro de 2008, a SEAD intermediou a contratação de mais de 700 profissionais desse grupo populacional.
A meta do órgão, é fechar 2008 com cerca de mil empregados. De acordo com o Censo do IBGE-2000, Pernambuco tem mais de 1.967 milhão de pessoas com deficiência, representando mais de 24% da população do Estado.

SERVIÇO
Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência
Rua Guilherme Pinto, 133- Graças-Recife/PE
Telefone: (81) 3183.3218 E-mail: sead@sedsdh.pe.gov.br
Site: www.sdsc.pe.gov.br

(Portal do Governo).