Ceclin
abr 26, 2011 1 Comentário


Contas de energia elétrica ficam mais caras a partir desta sexta-feira

O aumento aprovado pela Aneel é de 8,04% para residências e 8,68% para as indústrias

Da Redação do pe360graus.com



Os consumidores devem ficar atentos. As contas de energia elétrica vão ficar mais caras a partir desta sexta-feira (29). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento na manhã desta terça-feira (26).
Para residências, o aumento é de 8,04%. Já para as indústrias, a conta ficará 8,68% mais cara. Por exemplo, um morador de uma casa que paga em média, R$ 100 por mês vai passar a pagar, em média, R$ 108 de energia elétrica mensalmente.
O reajuste tarifário da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai atingir 3,1 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 185 municípios de Pernambuco. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores cativos da Celpe será de 8,27%.
Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.