Ceclin
nov 08, 2016 0 Comentário


Conselho da UFRPE se posiciona contra a PEC dos gastos públicos

Nota foi publicada na segunda-feira (7), no site oficial da instituição de ensino

dsc_6613O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se posicionou contra a PEC do teto dos gastos da União, ao divulgar uma nota no site oficial da instituição. No texto, o conselho chega a chamar de “nefastos” os efeitos da proposta no serviço público, em especial à saúde e à educação. O documento foi publicado na segunda-feira (7).

“No caso da educação, os impactos serão imediatos nas políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas. Além disso, sem o adequado financiamento, as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) não serão alcançadas, desviando o país do caminho do desenvolvimento econômico e da inclusão social”, diz o texto.

Também contrários à PEC, alunos de universidades federais, da Universidade de Pernambuco (UPE) e de escolas públicas do estado ocupam diversos prédios das instituições. A Proposta de Emenda Constitucional pretende limitar gastos do governo pelos próximos 20 anos. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados. Agora, segue para o Senado, onde será apreciada e tramitará como PEC 55.

G1/PE