Ceclin
jan 26, 2021 0 Comentário


Conheça 4 utensílios que podem ajudar na amamentação

Os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil / Autor: Mateusz Dach / Fonte: Pexels

O Ministério da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê. Isso quer dizer que até essa fase a criança deve receber apenas o leite da mãe. Após completar seis meses o bebê pode começar a comer alimentos sólidos se apresentar os sinais de prontidão, mas a amamentação não precisa ser interrompida. Ela é a principal fonte de nutrientes até a criança completar um ano, e continua sendo indicada pelo Ministério até os dois.

Porém, para conseguir sucesso na amamentação é preciso muita informação, especialmente para não cair nos erros mais comuns que levam ao desmame precoce. Entre eles, um dos mais comuns é a apresentação de bicos artificiais, como chupeta e mamadeira. Se a mãe deseja manter aleitamento materno exclusivo até os seis meses pelo menos, deve oferecer esses utensílios apenas depois desse período.

Amamentar não é fácil e natural. Tanto a mulher quanto o bebê precisam aprender e passar por um período de adaptação. Para isso, existem alguns utensílios que podem facilitar esse processo para a mãe e o bebê.

Almofada de amamentação: O conforto é essencial na hora de amamentar. Com um bebê tão pequeno nos braços pode ser um desafio encontrar a melhor posição para facilitar a pega correta e evitar dores nos braços, pescoço e costas da mulher. A almofada serve de apoio e deixa o bebê na altura ideal, evitando que a mãe precise se curvar ou segurar o bebê sem poder relaxar os braços.

Bomba tira leite: Uma bomba para tirar leite é uma ótima escolha. Apesar de a recomendação ser oferecer o leite para o bebê diretamente do seio, essa não é a realidade da maioria das mulheres brasileiras que precisam voltar ao trabalho antes da criança completar seis meses. Além disso, a bomba também ajuda mães com baixa produção ou quando o bebê está com a pega confusa. Isso porque quanto mais estimulado, mais leite o corpo produz. Portanto, até que esses detalhes sejam acertados a mãe pode remover leite para estimular, congelar para seu bebê ou doar para ajudar outras crianças.

Colher dosadora: Esse utensílio é indicado pelos pediatras e especialistas para oferecer o leite para o bebê quando não é possível fazê-lo diretamente no seio da mãe, seja por conta da dor e sensibilidade inicial ou porque a mulher precisa voltar ao trabalho. Dessa forma o bebê não cria confusão de bicos, evitando o desmame. Geralmente ela tem um compartimento onde o leite é inserido, porém a criança bebe no formato de colher.

Aquecedor de mamadeira: Muito útil para descongelar o leite materno do bebê, o aquecedor de mamadeira vai deixar o leite na temperatura ideal, 36ºC, e ainda de maneira uniforme. Mas a grande vantagem é que essa é a melhor forma de conservar os nutrientes do leite materno. Esse utensílio evita os malefícios do micro-ondas e o trabalho de colocar na panela de banho-maria. Se a ideia é facilitar a vida da mãe, o aquecedor faz esse processo com muita agilidade e rapidez. Apenas lembre-se de oferecer o leite usando a colher dosadora até os seis meses do bebê.