Ceclin
ago 05, 2021 0 Comentário


XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas

Realizado 100% on-line, evento vai discutir sobre dilemas e desafios na educação nos dias 22 e 23 de setembro

Estão abertas as inscrições para o XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (XVII CITE). O evento, realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2021, de forma totalmente virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Este ano, o encontro terá como tema central “Dilemas e desafios de um futuro presente: o que esperar da educação?”.

O congresso contará com 12 palestras, 4 workshops, Ideathon, Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento, abordando, entre outros temas, metodologias ativas, espaços virtuais de aprendizagem, transformação digital e uso da tecnologia, criatividade e inovação. Rossandro Klinjey, Luciano Meira, o português José Pacheco, Maria Inês Fini, Francisco Saboya e outros profissionais de destaque na educação brasileira e internacional estão como palestrantes do evento.

“Como já é de conhecimento de todos, a pandemia alterou a dinâmica das relações sociais e econômicas, e a educação foi uma das áreas mais afetadas. O ensino híbrido tornou-se realidade rapidamente em todos os níveis educacionais e provoca nos educadores a necessidade de discutir estratégias de engajamento e dos novos processos de ensino e aprendizagem. Não poderíamos deixar de realizar o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação à luz desta urgente e importante discussão para todos os educadores”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco.

Na programação de workshops, a ideia será permitir um momento de mão na massa e compartilhamento mais próximo entre os educadores. À frente das quatro atividades, nomes como Nathália Góes, José Moran, Simone Laureano, Marcos Barros e Alex Sandro Gomes. As temáticas contempladas são “Engajamento, criatividade e encantamento”, “Design de experiências de aprendizagem para um futuro digital possível para a educação”, “Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula” e “Ensino híbrido e metodologias ativas para uma escola inovadora”.

Ideathon – A programação do  XVII CITE traz como novidade o Ideathon Educacional: uma maratona de 30 horas para fomentar a inovação e o empreendedorismo na educação. Serão cerca de 100 participantes, divididos em 12 times de 5 a 8 pessoas. O público-alvo é professores, profissionais das áreas de Tecnologia, Administração, Gestão, Comunicação, Design, além de estudantes universitários e de nível médio.

Durante as 30 horas de programação, os participantes passarão por oficinas, meetups e bootcamps sobre inovação e negócios na área educacional. O desafio proposto é buscar soluções para problemáticas na educação. No segundo dia do evento, todos os grupos farão um pitch de cinco minutos para uma banca de jurados, que premiará os melhores projetos.

Espaço do Conhecimento – O XVII CITE também contará com o Espaço do Conhecimento, local destinado à apresentação de trabalhos e ao compartilhamento de pesquisas, material didático, projetos inovadores e relatos de experiências de educadores do Brasil e do mundo. As apresentações serão realizadas na modalidade de comunicação oral e terão como objetivo a socialização dos resultados de pesquisas, reunindo estudantes, pesquisadores, técnicos, professores e profissionais envolvidos na área de Educação.

Os interessados em participar do Espaço do Conhecimento deverão se inscrever, primeiro, no XVII CITE e, depois, realizar a submissão do trabalho pelo Espaço do Inscrito até o dia 31 de julho. Os trabalhos deverão ser relacionados aos eixos temáticos da Educação Básica, Educação Profissional e Técnico ou Educação Superior. Poderão ser submetidos artigos científicos ou relatos de experiência. Os projetos serão submetidos a uma comissão formada por docentes e coordenadores da Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE). O resultado dos aprovados será divulgado no dia 1º de setembro, no site do Congresso.

Premiações – A programação do evento ainda contempla duas premiações: o Prêmio Educador Josias Albuquerque e o Prêmio Lucilo Ávila. O primeiro homenageará um (a) professor (a), educador (a), empresário (a) ou liderança que contribuiu com os avanços e o desenvolvimento da educação em Pernambuco. Já o segundo reconhecerá o valor e o mérito de um (a) professor (a) do Estado de Pernambuco pelo desenvolvimento de experiências pedagógicas exitosas na Educação, planejadas e executadas em escolas da privadas e públicas. Para concorrer, os interessados devem enviar relato de experiência sobre prática pedagógica que tenha resultados comprovados e que se encontre implantada ou em implantação na Educação no ano letivo de 2021.

Informações e inscrições pelo www.pe.senac.br/congresso/congresso.html