Ceclin
maio 21, 2009 0 Comentário


CONGRESSO DE ECOLOGIA ABRE INSCRIÇÕES PARA TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

As nossas escolhas de hoje definem a qualidade de vida no futuro. O tema, amplamente debatido em todo o mundo em função da ação do homem e suas consequências em relação ao meio ambiente, será o principal foco de discussão do 12º Congresso Nordestino de Ecologia, confirmado para acontecer de 13 a 16 de outubro, no Hotel Portal de Gravatá. O evento, realizado pela Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site www.sne.org.br.

O assunto condutor também vai pautar os trabalhos técnico-científicos, que já podem ser submetidos à aprovação. Podem participar profissionais e estudantes, sendo cada congressista com, no máximo, dois trabalhos, e cada trabalho, com no máximo, cinco autores. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da SNE (www.sne.org.br) e aguardar a avaliação da comissão técnico-científica, presidida pela professora da Universidade Rural de Pernambuco, Tânia Maria Barza. Só serão aceitos os trabalhos enviados até o dia 31 de julho.

Além do tema central, outras seis áreas temáticas podem nortear o desenvolvimento dos trabalhos científicos: conservação e recuperação da biodiversidade, gestão dos recursos hídricos, uso da energia e mudanças climáticas, produção e consumo sustentáveis, legislação e políticas ambientais, e comunicação e educação ambiental.

O presidente da SNE, Marcelo Mesel, sugere que os autores não deixem para enviar os trabalhos perto do prazo final. “Decidimos abrir logo as inscrições para que os interessados possam submeter os artigos para análise o mais rápido possível e também receber o retorno o mais breve”, explica, detalhando que os critérios para aceitação dos trabalhos são originalidade, consonância com a temática do congresso e obediência às normas constantes do regulamento. O material aprovado será publicado em CD-Rom e apresentados durante o congresso na forma de painel.

O 12º Congresso Nordestino de Ecologia pretende levar aos gestores públicos, empresário, membros da sociedade civil organizada e cidadãos comuns, a forte influência que as escolhas provocam positiva ou negativamente ao meio ambiente, principalmente em relação às mudanças climáticas.

Na programação do congresso estão previstas conferências, mesas-redondas, painéis de comunicação técnico-científica, feira de iniciativas pelo meio ambiente e o prêmio de Melhores Práticas Ambientais no Nordeste.

Os interessados em participar do congresso podem obter mais informações pelo telefone (81) 3212.0590 e as inscrições como congressista ou autor de trabalhos científicos por meio do site www.sne.org.br.

Patrícia Xavier/Ângela De Santis

– MID Comunicação