Ceclin
jun 06, 2008 1 Comentário


Congresso da UJS mobiliza 500 delegados

Acontece este final de semana, dias 7 e 8 de junho, o Congresso Estadual da UJS. O evento será realizado no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco e contará com a participação, além dos pré-candidatos do PCdoB às eleições de outubro, de representantes dos movimentos sociais. Na ocasião, a União da Juventude Socialista fará um ato político e escolherá sua nova direção para o próximo biênio (2009-2010).

Antes do Encontro Estadual, a UJS organizou Congressos Municipais em 15 cidades pernambucanas e, em outras 17, realizou plenárias. Mobilizando um total de 13 mil novos filiados e elegendo 500 delegados para representar esses 32 municípios. Durante dois dias, os representantes dessas cidades vão debater sobre o pleito de outubro, a nova estrutura da entidade e as atividades nas frentes sociais.
Atualmente, a UJS se estrutura de forma nucleada, trabalhando e se fortalecendo nas principais escolas, universidades e nos bairros, a partir de seis frentes de atuação em Pernambuco: cultura, hip-hop, negros, mulheres, movimento estudantil e GLBTTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Simpatizantes).
Pensando na coordenação dessas atividades para os próximos dois anos, a UJS também escolherá uma nova direção estadual durante o congresso. Será sugerida uma relação com nomes, onde os delegados terão de votar os 37 membros que irão compor a nova direção da UJS/PE.

Debate político
A UJS colocará na mesa de debates os pré-candidatos do PCdoB para discutir diversos assuntos que também são de interesse da juventude, como a Reforma Urbana. O tema faz parte da pauta de seis reformas democráticas defendidas pelos comunistas e ninguém melhor para falar sobre o assunto, senão o vice-prefeito e pré-candidato no Recife, Luciano Siqueira, e o deputado federal e pré-candidato em Olinda, Renildo Calheiros.

Participam ainda do Congresso Estadual da UJS, representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e os secretários estaduais de Turismo, Silvio Costa Filho, e da Juventude, Pedro Mendes.

O Congresso da UJS acontece neste sábado (07) e domingo (08), a partir das 9h, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na manhã do segundo dia, será realizado um ato político em que serão ressaltados os princípios da União da Juventude Socialista e, às 14h, inicia-se a plenária final.

Do Recife, Daniel Vilarouca