• Ceclin
fev 14, 2020 0 Comentário


Confira atrações do 5º Gravatá Jazz Festival 2020

A cantora norte-americana JJ. Thames encerra a primeira noite do festival, ao lado do cantor e guitarrista pernambucano Rodrigo Morcego. Foto: Divulgação / Espaço Maestro

A cantora norte-americana JJ. Thames encerra a primeira noite do festival, ao lado do cantor e guitarrista pernambucano Rodrigo Morcego. Foto: Divulgação / Espaço Maestro

Já virou tradição em Pernambuco. Quando os clarins de Momo soam no início do ano, os amantes do blues e do jazz já aguardam o anúncio das atrações do Gravatá Jazz Festival (GJF), projeto que chega a sua quinta edição consolidado como um dos principais festivais do gênero no País, sendo também a principal opção de diversão fora do circuito carnavalesco.

Com quatro dias de shows gratuitos de atrações locais, nacionais e internacionais, este ano o festival acontece de 22 a 25 de fevereiro, em Gravatá, município localizado no Agreste do Estado, a 84 quilômetros da capital. Com realização da Prefeitura de Gravatá, produção executiva da Promundo, de Jackson Rocha Jr, e curadoria do músico Giovanni Papaleo, foram confirmados nesta edição vários nomes de peso. São eles: a cantora norte americana JJ. Thames, o guitarrista Mark Lambert, a banda Serial Funkers, Tony Gordon,  Arthur Philipe, Dom Angelo Mongiovi, Liv Moraes, Di Stéffano, Bruno Marques, Allycats, Victor Bertrami, Uptown Blues Band, Dudu Lima, Moda de Rock, Rodrigo Morcego e ainda convidados especiais como Breezy Rodio e Lorenzo Thompson. Nesta edição, a estimativa é que o festival receba um público de mais de 10 mil pessoas por noite.

O formato do GJF 2020 segue os mesmos moldes que o transformou em um sucesso já nas primeiras edições: atrações locais dividem o palco com músicos de destaque nacional e internacional, em shows separados, mas que, ao longo da noite, dão ao público a sensação de estar na plateia de uma grande  “jam session”, como se diz no meio musical. “O GJF tem um espírito de curtição. Nossa ideia é realizar um intercâmbio entre os músicos. Essa mistura contagia a plateia e foi o que tornou o festival um dos mais prestigiados do Brasil”, diz Giovanni Papaleo que também é baterista da Uptown Band.

De acordo com ele, a ideia inusitada de desenvolver um festival de jazz em pleno Carnaval surgiu para dar ao público uma boa opção distante da folia de Momo. “Muitas pessoas procuravam uma opção ao Carnaval. E aqui em Pernambuco, que é a Terra do Frevo, não havia. Então queríamos desenvolver algo que fosse um grande projeto turístico e de lazer, mas que também servisse como opção para as pessoas que querem fugir da folia tradicional. Para isso, nada melhor que música de qualidade, como jazz, blues, bossa nova e nossos ritmos regionais”, explica. Aliás, a interação com o público vai além da animação. O GJF promove mais uma vez esse ano o já tradicional concurso de frases sobre o evento onde as melhores são premiadas diariamente com instrumentos de alta qualidade.

Sobre JJ. Thames

JJ. Thames traz na carreira influência de soul music e um toque sutil de pop, que, juntos, resultaram na personalidade musical da artista. Em abril de 2014, estreou no mundo fonográfico com Tell You What I Know, álbum composto por blues e soul lentos,caracterizado pela faixa-título encerrar em tom autobiográfico. Em 2016, veio o segundo disco da artista, o Raw Sugar, mais diversificado e apresentando algumas canções mais energéticas e agitadas. Considerada diva do Blues de Mississipi (apesar de ter nascido em Detroit). Com uma voz poderosa e inconfundível, J.J. já ficou entre as 10 melhores da Billboard por 25 semanas no gênero de Blues e recebeu diversos elogios da imprensa nos lugares onde passou.

Confira a programação completa:

Sábado – 22/02/2020
19h – Arthur Philipe (PE) convida Dom Angelo Mongiovi (PE)
20h – Bruno Marques (MG) e Derico (SP) convidam Breezy Rodio (EUA)
21h – J. J. Thames (USA) e Rodrigo Morcego (PE)

Domingo – 23/02/2020
20h – Vintage Pepper (PE) e Big John Siqueira (PE)
21h – Allycats (PE)
22h – Tony Gordon (SP), vencedor do último The Voice

Segunda – 24/02/2020
20h – Moda de Rock com Ricardo Virgini (SP)
21h – Mark Lambert (EUA)
22h – Bruno Marques (MG) e Di Steffano (DF) convidam Lorenzo Thompson (EUA)

Terça – 25/02/2020
20h – Dudu Lima (MG) convida Bruno Bertrami (RJ)
21h – Uptown Band (PE) e Liv Moraes (PE)
22h – Serial Funkers (SP).