Ceclin
maio 03, 2008 2 Comentários


Conferência estabelece resoluções e prioridades

Em Brasília: Gilberto foi o representante de Vitória.

Chegou ao fim na quarta-feira (30/04) a 1ª Conferência Nacional da Juventude, organizada em Brasília pelo Conjuve. Ao final das atividades, o evento definiu resoluções e 22 prioridades. Entre as principais propostas, está a ampliação dos investimentos na Educação, com a aplicação de 10% do PIB no setor. Além disso, os membros da Conferência reivindicam o fim da desvinculação das receitas da União (DRU) e a ampliação da assistência estudantil e do ProUni.
O mercado de trabalho também foi uma das principais pautas, e os grupos votaram pela melhoria na formação dos alunos em todos os níveis de ensino e a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais. A valorização de políticas de integração social mereceu destaque, com a garantia de direitos à comunidade GLBTT, a priorização do sistema de cotas para negros e mais ações de inclusão para os portadores de deficiência.
Finalmente, vale ressaltar o pedido para a criação do Sistema Nacional da Juventude, composto por secretarias nas três esferas do governo, com a finalidade de ampliar a participação juvenil na formulação de políticas públicas.
Durante esses quatro dias, a participação de milhares de pessoas na Conferência mostrou o quanto é equivocada a idéia de alienação e comodismo atribuída à juventude. O desafio de todos, agora, é colocar em prática as idéias apresentadas no encontro. Representando a Juventude Vitoriense – Gilberto Júnior, presidente da União dos Estudantes Secundaristas da Vitória (UESV).

Leia Mais: – Resoluções da Conferência
– 22 prioridades da Conferência