Ceclin
out 20, 2009 6 Comentários


Conferência de Educação em Vitória acontece sem a participação popular

por Gilberto Júnior.

Ocorrido na sexta feira (16), no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Vitória, a Conferência Intermunicipal de Educação, fase preparatória para a CONAE 2010, que contou com a presença dos municípios da Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Escada e Pombos.
Observando o público presente foi visto que se tratava da Conferência dos Professores contratados pelo governo municipal. As entidades ligadas à área reclamavam da organização e da ausência de comunicação. As entidades estudantis e outras categorias foram convidadas em cima da hora, penalizando praticamente a participação ativa dos movimentos sociais.

Mais uma vez Vitória de Santo Antão mostrou-se desinteressada em organizar debates com a sociedade. A sociedade civil organizada não teve a oportunidade de participar das pré conferencias. Lamentaram também a postura do governo local que ficou a desejar, devido ao posicionamento antidemocrático da atual gestão em não ampliar os fóruns de discussão da Conferencia.

O evento contou com a participação da Prefeita de Pombos, Jane Povão (PR), citando a importância da educação para a formação das pessoas, os investimentos que devem ser feitos pelos gestores públicos nesta área. Porém, a prefeita esqueceu-se de citar que em sua cidade foram derrubados aleatoriamente prédios escolares.
Registrou-se a presença dos Secretários (as) de Educação dos municípios de Escada, Chã Grande, Vitória de Santo Antão e Pombos. Ainda do Vice Prefeito da Vitória, Henrique Filho (PR), que por sinal foi o único representante do poder público que explicitou a importância dos estudantes na Conferencia.

Na palestra a vice presidente da UNDIME, Leda Nogueira, que também é Presidente do Conselho Municipal da Cidade do Recife, explanou o tema “Qualidade na Educação, Gestão Democrática e Avaliação“, abrindo após as rodadas de perguntas e intervenções dos participantes.

Nesta Conferencia apenas os eixos temáticos feitos por cada cidade. Não se contou com os grupos de discussão entre os participantes. A prefeitura local perdeu uma ótima oportunidade de se aproximar dos que pensam verdadeiramente no sistema educacional. Lamentável!

Por Gilberto Júnior,
Colunista do Blog.