Ceclin
jun 13, 2022 0 Comentário


Concurso Receita Federal: 699 vagas autorizadas

O concurso Receita Federal está oficialmente autorizado por meio de Portaria assinada pelo Ministério da Economia e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13 de junho. O órgão recebeu aval para oferta de 699 vagas de Analista e Auditor, de nível superior.

De acordo com o documento, o Edital do concurso público da Receita Federal tem seis meses para ser publicado, contados a partir da divulgação da Portaria. Além da autorização do certame, a Portaria concedeu aval para a redução do prazo, para dois meses, entre a publicação do Edital e a realização da primeira prova do concurso.

Com mais de 22 mil cargos vagos, a Receita Federal necessita urgentemente de reposição de pessoal, que está muito abaixo do mínimo necessário.

Cargos e vagas
As 699 vagas serão distribuídas da seguinte forma:

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil: 230 vagas
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil: 469 vagas
Quanto ganha um profissional da Receita Federal
A remuneração de um Analista-Tributário é de R$ 12.142,39, enquanto a de um Auditor-Fiscal é de R$ 21.487,09.

Último concurso
O último concurso público da Receita Federal para Auditor-Fiscal foi realizado em 2014, já para Analista-Tributário, em 2012. Ambas as seleções foram organizadas pela banca Esaf, hoje integrada à Enap.

Os concursos ocorreram por meio de duas etapas, sendo a primeira composta de uma prova objetiva e uma prova dissertativa. Já a segunda etapa foi constituída da sindicância de vida pregressa.