• Ceclin
out 13, 2016 0 Comentário


Concurso premia as melhores bandas marciais de PE

(Foto: Ademar Filho / Divulgação).

(Foto: Ademar Filho / Divulgação).

Como ocorre há 19 anos, as bandas marciais de Pernambuco participaram, na quarta-feira (12), do Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado no Ginásio Pernambucano, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. No final, a grande vencedora foi a Escola Estadual Rotary do Alto do Pascoal, que levou o troféu Rede Globo. Nesta edição, 35 grupos da Região Metropolitana e do interior competiram em nove categorias. A disputa acontece sempre durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Assim, desde o começo do ano, jovens músicos ensaiam para fazer bonito no evento e se tornam motivo de orgulho para os pais.

É o caso do trompetista Lucas Mendes, que não esconde a empolgação. “Incentiva assim o orgulho, a música que dá o sentimento. Para quem é músico, sabe o sentimento que dá”, afirma. A tradição também atravessa gerações. A baliza Ana Letícia Moura, da banda Voluntários da Pátria, segue os passos da mãe. “Durante 17 anos, ela tocou na Voluntários. Aí, eu peguei a mania”, conta com um sorriso no rosto.

Já o maestro Alexsandro Pereira, da Banda Mardônio Coelho, da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital, levou a filha, de um mês. A mulher dele, que é baliza do grupo, não participa este ano para cuidar da bebê. “Como é o primeiro dia das crianças dela, estou trazendo ela também para o meio musical. O pai e a mãe seguem, e ela vai aprender desde pequenininha já”, diz.

O maestro da Voluntários da Pátria, Davi Caetano, sente que rege a banda com a alma. “Quando você está ali à frente, responsabilidade de mostrar a verdadeira música. Eu acho fantástico”, acredita. Na plateia, a costureira Deyse Gomes veio até com o cachorro. “Aqui, ó, pai, filha, quatro patas, considero filho também, e estamos aqui todos juntos”, afirma.

Confira a lista de vencedores abaixo:

- Campeã troféu Rede Globo – Rotary do Alto do Pascoal
– Categoria Marcial Mirim – Escola Estadual Alfredo Tenório
– Categoria Marcial Infantil – Escola Estadual Maria Tereza Corrêa
– Categoria Marcial Infantojuvenil – Escola Estadual Rotary do Alto do Pascoal
– Categoria Marcial Juvenil – Escola Estadual Murilo Braga
– Categoria Marcial Master – Universidade Infantil
– Categoria Musical Master – Escola Estadual Maria Alves Machado
– Categoria Banda Show – Escola Estadual Polivalente Abreu e Lima
– Categoria Fanfarra Simples – Escola Estadual Heróis da Restauração
– Categoria Banda de percussão – Escola Estadual Clotilde de Oliveira. 
G1/PE