• Ceclin
jun 10, 2019 0 Comentário


Concurso “Ler Bem” escolhe representante de Gravatá para Etapa Regional

O Concurso Ler Bem, que já está em sua nona edição, tem o intuito de avaliar e incentivar a leitura entre os estudantes de até 10 anos de idade de todo o Brasil. Fotos: Ascom/Gravata

O Concurso Ler Bem, que já está em sua nona edição, tem o intuito de avaliar e incentivar a leitura entre os estudantes de até 10 anos de idade de todo o Brasil. Fotos: Ascom/Gravatá

A Secretaria de Educação, com o apoio da Prefeitura de Gravatá, realizou na sexta-feira (07/6), no auditório Professora Sandra Belarmino, a etapa municipal da edição 2019 do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – (ASPA). Dentre os 22 estudantes da rede municipal de ensino que competiram nesta etapa, a grande vencedora foi Rita de Cássia da Silva, 10 anos, aluna do 4º Ano da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, e que representará o município na fase estadual.

Rita de Cássia da Silva, 10 anos“Eu me sinto muito feliz porque, desde que ganhei a etapa escolar, eu sonho em vencer a etapa municipal para poder representar o nome da minha cidade para todo o Estado. Pra mim será uma grande honra. Gosto muito de ler e vou me preparar ainda mais para me sentir mais confiante nas próximas etapas e poder fazer bonito,” comentou.

“O objetivo desse projeto é incentivar cada vez mais o aprimoramento da leitura. Dessa forma, o concurso contribui para que o ato de ler se torne habitual e auxilie no desenvolvimento pessoal de cada criança que participa,” explicou Ivani Bezerra, Coordenadora dos Programas Pedagógicos de Tempo Integral do município.

Além de professores, familiares e estudantes de diversas escolas, estiveram presentes no evento a Secretária de Educação, Iris Dias, que compôs a mesa de abertura do evento, além dos jurados que avaliaram os participantes, a Presidente da Academia de Artes e Letras de Gravatá – (ALAG), Maria Célia Soares, e os demais membros Terezinha de Carvalho, João Gabu, Josefa Tenório, Severino Rocha e Dorival da Silva.

O Concurso Ler Bem, que já está em sua nona edição, tem o intuito de avaliar e incentivar a leitura entre os estudantes de até 10 anos de idade de todo o Brasil e que estejam matriculadas no 4º Ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino. Dividida entre as etapas escolar, municipal, estadual e nacional, para participar da competição, as crianças recebem um material com textos de diversos gêneros textuais para que possam se preparar para as fases do concurso. Um grupo de jurados avalia a leitura dos participantes, através de sorteio feito na hora de um dos textos constantes no material para a leitura, que deve ser realizada em público. As notas são atribuídas conforme os critérios de espontaneidade da leitura, entonação da voz e a aplicação de pausas necessárias pela pontuação.

LEIA TAMBEM: - Concurso “Ler Bem” escolhe representante de Escada para Etapa Regional