Ceclin
Maio 13, 2011 0 Comentário


Compesa reestabelece abastecimento em Vicência e Aliança


Redação do Diário de Pernambuco

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) reestabeleceu o sistema de abastecimento de água nas cidades de Vicência e Aliança, situadas na Zona da Mata Norte do Estado. Agora, já são 26 municípios com a distribuição de água regularizada.

Em Vicência, o líquido voltou às torneiras após oito dias de trabalho dos técnicos na Estação Elevatória de Coitadinha, que foi completamente inundada durante o período das chuvas. Em Aliança, a equipe conseguiu concluir, nesta quinta-feira, os serviços de manutenção da estação elevatória da cidade, que também foi inundada com as fortes chuvas ocorridas na região. A distribuição de água da cidade, que até ontem alcançava 80% da população, já está equilibrada.
De acordo com a assessoria de imprensa da Compesa, a dificuldade, agora, é para conseguir retomar a operação do sistema de Lagoa do Carro, que está sem abastecimento de água. A estação elevatória que atende a cidade foi inundada pelas águas e o acesso difícil impossibilitou a retirada dos equipamentos para manutenção durante alguns dias. Os técnicos conseguiram resgatar as bombas e motores na última terça-feira. Os testes no sistema serão feitos a partir desta sexta-feira.
Em Nazaré da Mata, a Compesa está conseguindo atender 50% da cidade. A maior dificuldade encontrada para restabelecer o sistema é o nível do rio, que ainda está muito alto. Dois municípios da Mata Sul, Barreiros e Vitória de Santo Antão, ainda não estão com 100% do abastecimento regularizado. Em Barreiros, 80% da cidade já está sendo atendida. Os 20% restantes dependem da conclusão dos trabalhos de recuperação da terceira travessia que foi desacoplada pela força das águas.
Em Vitória de Santo Antão, 80% da cidade está recebendo água regularmente. A Compesa aguarda a chegada do material, tubulações de ferro fundido de 300mm, para substituir o trecho que foi arrastado pelas chuvas.
No Agreste, a única cidade que enfrenta problema de abastecimento é Bom Jardim. Cerca de 50% do município está com o abastecimento regularizado.