Ceclin
jul 13, 2020 0 Comentário


Como usar uma máscara de proteção nasobucal sem embaçar os óculos?

Saiba como usar a máscara de proteção nasobucal e os óculos ao mesmo tempo

Este pode ser um dos problemas mais inofensivos da pandemia de coronavírus, mas, no entanto, é um incômodo: óculos embaçados. Isso acontece quando o hálito quente escapa pela parte superior da máscara e atinge a superfície mais fria das lentes dos óculos.

Quando são necessários óculos e máscaras…

“Por mais irritante que seja, não pare de usar sua máscara. A máscara de proteção nasobucal ajuda a impedir a propagação da COVID-19. Em vez disso, siga nossas dicas para manter seus óculos, óculos de sol ou óculos de segurança limpos”, orienta o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares, IMO.

Nos Estados Unidos (EUA), infelizmente, os oftalmologistas estão tratando cada vez mais lesões em pessoas que não usavam óculos de segurança enquanto mascaradas. Há relatos de trabalhadores da construção civil que sofreram lesões oculares, após removerem os óculos de proteção embaçados e de pessoas em quarentena, que não achavam que precisavam proteger os olhos, enquanto realizavam pequenos reparos em casa e no jardim.

“Se houver um produto químico envolvido no trabalho, sempre recomendo aos pacientes usarem óculos de proteção”, diz a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que integra o corpo clínico do IMO. Portanto, seja você um trabalhador da construção civil ou apenas um jardineiro amador em quarentena, aqui estão algumas dicas para impedir que sua máscara de proteção nasobucal embace seus óculos:

Coloque sua máscara no seu rosto 

“Se a sua máscara não se encaixa bem no seu rosto, é provável que o ar quente escape e embace suas lentes. Ao colocar a máscara, certifique-se de apertar a parte superior da máscara – o clipe nasal – para se ajustar ao formato do nariz. Se a sua máscara permitir, aperte os lados também para um bom ajuste. Use esparadrapo antialérgico ou fita adesiva antialérgica para fechar o espaço entre o nariz e a parte superior da máscara”, ensina Sandra Falvo.

Coloque seus óculos sobre a máscara

“Tente puxar a máscara sobre o nariz e coloque os óculos em cima dela. Isto impedirá que o ar escape, evitando o embaçamento. Se você fizer isto, verifique se a máscara se encaixa corretamente no rosto. O nariz e boca devem estar completamente cobertos”, ensina Centurion. Caso seja necessário, passe na ótica da sua confiança para verificar a correta adaptação e/ou ajuste da armação dos óculos.

Limpe seus óculos antes de usá-los 

Como lavar e/ou higienizar os óculos, ensina Virgílio Centurion:

–  Água corrente, temperatura ambiente;

–  Uma gota de limpa vidros e/ou detergente nas duas faces (anterior e posterior) das duas lentes;

–  Friccionar suavemente com os dedos sobre o jato de água da torneira;

–  Secar com lenço de papel fino ou feltro adquirido em ótica.