Como surgiu a tradição britânica de corrida de galgos — e por que ela permanece
Esporte começou a ser praticado entre o século 17 e 18
Pouco conhecido no Brasil, a corrida de galgos bet365 é muito tradicional na Inglaterra. Tecnicamente, o esporte moderno da corrida de galgos é uma tradição britânica muito apreciada há centenas de anos. A primeira corrida registrada envolvendo cães foi registrada em 1776 e teria ocorrido em Swaffham, Norfolk. Nas primeiras corridas, os cães corriam atrás de um coelho.
Em 1876, a isca mecânica foi oferecida pela primeira vez ao mundo das corridas em uma corrida de seis galgos competindo para pegar uma lebre artificial. Na época, o conceito foi registrado, mas não foi adotado como prática regular, mas isso mudou em 1926.
O ano ficou marcado como primeira corrida de galgos em grande escala foi realizada no Belle Vue Stadium na frente de um público impressionante de 1.700 pessoas. Nesse dia, a lebre mecânica – uma invenção do americano Owen Patrick Smith – foi levada em conta como prática padrão.
Hoje, existem 28 locais licenciados para corridas de galgos no Reino Unido. Embora houvesse muito mais no passado, os estádios atuais são instalações de última geração e funcionam para dar aos espectadores e apostadores a melhor experiência possível em corridas de galgos.
No entanto, também existem vários dos chamados ‘autódromos independentes’, que operam fora do controle do Greyhound Board of Britain. A prática de corrida de galgos não regulamentada também é conhecida como ‘flapping’.
A corrida de galgos é tão tradicional que alguns cães entraram para a história. Um deles é Mick The Miller, que competiu entre 1929 e 1931. Durante sua carreira, Mick The Miller venceu cinco corridas clássicas, quebrou quatro recordes e foi o primeiro cão a vencer o Greyhound Derby duas vezes consecutivas.
Outro cão famoso é McGrath. Ele esteve ativo durante entre 1866 e 1871 e ganhou a Copa Waterloo três vezes: em 1868, 1869 e 1871. Quando ele morreu de uma doença cardíaca, a autópsia mostrou que seu coração tinha o dobro do tamanho de um coração de cachorro normal.
Os galgos são cães que começam a chamar a atenção no Brasil e em outras partes do Mundo. Por aqui, as corridas ainda não são oficiais e também não ocorrem com frequência. Atualmente, os cães são utilizados como animais de estimação.