Ceclin
mar 19, 2021 0 Comentário


Como manter o quarto sempre organizado

Quando os móveis são feitos sob medida, você consegue aproveitar todos os espaços disponíveis. Foto: Im3rd Media/ Unsplash.com

A maioria dos apartamentos modernos oferecem dormitórios bem pequenos e manter um ambiente pequeno sempre organizado é um desafio enorme. Talvez, o grande segredo seja otimizar o espaço disponível de uma maneira inteligente e criativa.

Nesse sentido, nossa primeira sugestão é investir em móveis planejados. Quando os móveis são feitos sob medida, você consegue aproveitar todos os espaços disponíveis. No entanto, os móveis planejados são projetados por um arquiteto e possuem custo elevado.

Uma alternativa, é investir em móveis multifuncionais que oferecem duas ou mais funcionalidades em apenas um móvel.

Você encontra berço com cômoda, trocador e cama embutida, cama com gaveteiro, criado-mudo embutido, escrivaninha lateral ou guarda-roupas suspenso, escrivaninha que funciona como penteadeira e muitos outros.

Mas não são apenas os móveis planejados ou multifuncionais que podem otimizar a organização do seu dormitório.

Um móvel comum, mas que mantém o quarto arrumado é a cama-baú, que possui amplo espaço entre a base e o colchão que pode ser usado para armazenar objetos diversos como travesseiros, cobertores, edredons e outros.

Com esse mesmo propósito, você pode investir em um recamier, que além de servir como um pequeno sofá posicionado na ponta da cama, o móvel possui espaço interno que pode ser aproveitado para armazenar objetos.

Para aproveitar o pequeno espaço na lateral da cama de casal, você pode colocar um criado-mudo, um móvel multiuso que serve para organizar objetos utilizados à noite. Mas ao invés de colocar um criado-mudo de cada lado da cama, você pode colocar apenas um.

E para não ocupar toda a superfície do criado-mudo com uma luminária, sugerimos utilizar uma luminária de parede ou uma moderna luminária pendente. Além de funcional, esse objeto adiciona um toque de modernidade à decoração.

Foto: Pixabay/ Pexels.com

Para otimizar os espaços verticais, você pode utilizar prateleiras e nichos suspensos. Além de livros, você pode colocar objetos usados no cotidiano ou objetos de decoração.

Ainda em relação aos espaços verticais, sugerimos que você instale a televisão diretamente na parede ou em um painel fixado à parede, ao invés de comprar um móvel apenas para apoiar esse aparelho.

Para organizar roupas, calçados e acessórios, recomendamos a utilização de organizadores próprios para guarda-roupas. Entre as opções, você encontra cesta em tecido ou caixa plástica para objetos grandes e colmeias para itens menores.

Os ganchos também podem ser úteis para pendurar objetos. Você pode colocá-los atrás da porta. Outra sugestão interessante é utilizar a parte interna da porta para colocar um espelho grande.

Mas de nada adianta utilizar todas essas soluções criativas, se você não manter a limpeza e organização do quarto.

Hábitos simples ajudam bastante, como arrumar a cama assim que acordar, passar, dobrar e guardar as roupas lavadas, manter os objetos em seus respectivos locais, entre outros.