Ceclin
ago 13, 2015 0 Comentário


Comissões temáticas aprovam matéria que determina reutilização de água em lava-jatos

08.12-MEIO-AMBIENTE-RM-11-de-231-1024x682Empresas e postos de combustível do Estado que realizam lavagem de veículos podem ser obrigados adotar um sistema de reutilização da água empregada no serviço. É o que prevê o Projeto de Lei nº 197/2015, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), foi aprovado pelas Comissões de Negócios Municipais e de Desenvolvimento Econômico da Assembleia.

Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma lavagem de carro com equipamentos automáticos gasta cerca de 100 litros de água limpa. O mesmo trabalho aponta a possibilidade de recuperar entre 70% a 80% da água utilizada em uma lavagem, retirando materiais que oferecem potencial perigo ao meio ambiente, como graxas, solventes e óleos lubrificantes do automóvel.

O projeto do deputado Ricardo Costa determina a instalação de equipamentos para tratar a água usada no serviço e prevê que os estabelecimentos do setor terão 180 dias para implantar, adequar e aplicar o sistema, ou serão multados. A fiscalização será feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Esse projeto beneficia toda a nossa população, principalmente porque sabemos que boa parte do Estado convive com a seca”, avaliou o presidente da Comissão de Negócios Municipais, Rogério Leão (PR). Já o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Aluísio Lessa (PSB), comentou que “a proposta demonstra preocupação com a economia de água sem afetar a geração de emprego e renda do setor de lavagem de carros”.

MEIO AMBIENTE – O PL nº 197/2015 também estava na pauta da Comissão de Meio Ambiente, mas teve sua discussão adiada a pedido do deputado Edilson Silva (PSOL). “Tenho a preocupação com os projetos de lei que têm o vício de dificuldade de execução. Caso seja aprovado, quem irá regulamentar e vistoriar os lava-jatos?”, argumentou.

O presidente do colegiado, Zé Mauricio (PP), registrou a apresentação de ofício do deputado Antônio Moraes (PSDB), solicitando visita da Comissão a um lixão em Carpina. “Vamos marcar uma Audiência Pública na cidade para cobrar a efetiva aplicação da lei dos resíduos sólidos”, prometeu o parlamentar.

com Informações da Assessoria