Ceclin
out 11, 2012 1 Comentário


Comissão da Verdade divulga nomes de vítimas da ditadura no Estado

G1 PE

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) divulgou, nessa quarta-feira (10), a lista preliminar com nomes de 49 pernambucanos mortos e desaparecidos durante o regime militar. A solenidade acorreu na Faculdade de Direito do Recife, na Boa Vista, no centro da cidade.

A lista é formada por pernambucanos vitimados, no Estado e em outros locais do País, por agentes públicos. A maior parte tem envolvimento com os grupos ANL, PCB, APML, Colina, PCdoB, VPR, PCBR, PCR, Ligas Camponesas e UNE. Com a divulgação dos nomes, a CEMVDHC espera que a sociedade civil e entidades representativas possam contribuir com o esclarecimento dos casos, fornecendo documentos, fotografias ou vídeos.

“Além de casos emblemáticos, há nomes de pessoas desconhecidas, muitos camponeses, cujas mortes passaram despercebidas. Essa lista é preliminar e tende a aumentar, principalmente com a inclusão de vítimas de atentados durante o regime militar”, explicou o coordenador da Comissão, Fernando Coelho.

A Comissão, instalada em junho deste ano, terá dois anos de trabalho, com possibilidade de prorrogação por igual período. O material pode ser entregue na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, Rua Benfica,133, Madalena. Outras informações pelo telefone (81) 3183.3186.

Saiba mais AQUI