Uma grande reunião foi realizada na última quarta-feira (11) na Sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura da Vitória, antiga Estação Ferroviária, com os comerciantes fixos e ambulantes que comercializarão seus produtos durante o período de Momo.
Em uma iniciativa pioneira, o Secretário Paulo Roberto e sua equipe apresentou o Projeto do Carnaval das Alegorias 2009, aproveitando para tirar dúvidas e prepará-los para receber bem os foliões. “Antes de tudo queremos que todos vocês sejam parceiros para fazermos um ótimo carnaval. Se assim for, teremos uma demanda maior de público de outras cidades para prestigiar o Carnaval de 2010”, ressaltou o Secretário de Cultura e Turismo da cidade.
Esta reunião com os barraqueiros e gasoseiros (ambulantes) contou com as orientações da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal. Tendo ainda as participações da Polícia Militar do 21º BPM, da Secretaria de Obras, de Defesa do Cidadão, e da Saúde. A CELPE foi convidada, porém não compareceu.
Na oportunidade foi esclarecido a todos as regras fixadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinados pelo Ministério Público com as demais entidades civis e governamentais, que disciplina as normas para garantir a ordem, segurança e comodidade da população que virá prestigiar o Carnaval das Alegorias 2009 da Vitória de Sto. Antão.
Uma das coisas ditas no TAC é que é permanentemente proibida a venda de bebidas alcoólicas na embalagem vidro. Haverá fiscalização e conscientização para que os foliões usem os banheiros químicos que serão instalados ao invés do espaço público, dentre outras determinações.
Não será permitida a montagem de barracas nas calçadas e praças. Estas serão organizadas em locais específicos próximo aos quatro pólos que estão sendo montados no Corredor da Folia. Foi fixada uma taxa única no valor de R$ 30,00 para as pessoas que estarão trabalhando nas barracas padronizadas.
Com relação aos carroceiros (ambulantes) estes pagarão R$ 10,00 pela inscrição do cadastro de comercialização de seus produtos, que não poderão mais ser através de carro de mão. Só será permitida a entrada destes no Corredor e blocos devidamente identificados por “Batas” e seu material armazenado em uma caixa de isopor. Quem não estiver cadastrado e identificado será pedida a sua saída do Corredor do Carnaval. Todos aprovaram a sugestão determinada pela equipe da Secretaria que está responsável pela organização do Carnaval vitoriense.
“Eu gostei da reunião porque é melhor ter um carnaval organizado e com ordem, e que vai ajudar o nosso trabalho e vai também deixar os nossos clientes com gostinho de quem quer voltar. Acho que pode dá certo. A bagunça só nos traz prejuízos”, afirmou Douglas Silva vendedor de cervejas em carro de mão. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes marcou para o dia 19/02 a entrega das batas aos ambulantes que trabalharão no corredor do carnaval e ainda marcou com os barraqueiros nos próximos dias para organizar as suas devidas localizações nos pontos da folia.

Por Orlando Leite.