Ceclin
jan 06, 2016 0 Comentário


Começa sexta (08), a 391ª Festa do Glorioso Santo Antão

(Procissão ocorre no último dia da festa - Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

As atividades litúrgicas em homenagem ao padroeiro da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, terão início nesta sexta-feira (08) e segue até o dia 17 (feriado municipal), com extensa programação prevista para ocorrer no templo da Igreja Matriz de Santo Antão. Na primeira noite do evento ocorre a procissão da Bandeira, que sairá da Igreja Nossa Senhora do Rosário às 18h, em direção à Igreja Matriz.

Será a primeira festa do Padroeiro conduzida pelo novo Pároco Monsenhor Maurício Diniz, sob o tema “Sejamos missionários da Misericórdia, à exemplo de Santo Antão”. Durante a programação Litúrgica, esta será sempre às 18h com a recitação do Terço; e segue às 18h30 com a Novena; já às 19h com Santa Missa.

Confira a programação completa

Festa de Santo Antão 2016

08 de Janeiro – Sexta-feira

Noites das BandeirasAbertura da festa

18h: Procissão das bandeiras saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em direção à Igreja Matriz de Santo Antão. Noite patrocinada pela Legião de Maria e Associação das Senhoras de Caridade. Celebrante: Mons. Maurício Diniz – Vigário Episcopal e Pároco.

09 de Janeiro – Sábado

Noite Patrocinada pelos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, Pastoral da Juventude, EJC ( Encontro de Jovens com Cristo), Pastoral Catequética (Crianças Jovens, Crisma e Perseverança) e GDL (Grupo de Dança Litúrgica). Celebrante: Mons. Sérgio Pereira da Silva – Vigário Episcopal do Vicariato Recife Sul 1.

10 de  Janeiro – Domingo

 9h: Missa com a participação de todas as Comunidades Rurais da Paróquia: Nossa Senhora do Carmo no Sítio Boa Sorte, São Francisco de Assis no Sítio Galileia, Nossa Senhora da Conceição no Engenho Una e Ladeira de Pedra. Noite Patrocinada pela Renovação Carismática Católica, Equipe de Eventos, Grutemat, Comunidade “Sementes da Vida”, Acólitos e Coroinhas, Equipes de Liturgia, Leitores, Cantores e Tecladistas. Celebrante: Mons. José Albérico Bezerra – Vigário Episcopal do Vicariato Olinda.

11 de Janeiro –  Segunda-feira

Noite Patrocinada pelo Movimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Associação Maria Amélia (AMA) e Irmandade das Almas. Celebrante: Mons. Alessandro Corazza – Vigário Episcopal do Vicariato Igarassu.

12 de Janeiro – Terça-feira

Noite Patrocinada pela Pastoral Familiar, Grupo de Oração “Terço dos Homens”, ECC (Encontro de Casais com Cristo), Pastoral do Batismo e Apostulado do Oratório. Celebrantes: Dom Antônio Fernando Saburido – Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

13 de Janeiro – Quarta-feira

Noite Patrocinada pelas Comunidades Nossa Senhora da Conceição (PASCOM), Pastoral do Dízimo, Movimento Serra, Grupos da Mãe Rainha e Grupo da Melhor Idade. Celebrante: Dom Antônio Tourino Neto – Bispo Auxiliar.

14 de Janeiro –  Quinta-feira  

Noite Patrocinada pelas Comunidades Nossa Senhora da Conceição no Lídia Queiroz, Nossa Senhora das Dores no Loteamento Tancredo Neves, Santa Teresinha no Sítio do Meio, Santa Cruz no Maranhão e a Pastoral da Criança. Celebrante: Mons. Josivaldo José Bezerra – Vigário Episcopal do Vicariato Cabo de Santo Agostinho.

 15 de Janeiro – Sexta-feira

Noite Patrocinada pela Comunidade São João Batista, em Redenção, Vicentinos, Irmãs Damas da Instrução Cristã, Casa dos Pobres, Capela de Nossa Senhora de Fátima, Irmãs Servas da Caridade, Grupo de Oração Irmã Isabel e Voluntários da Casa dos Pobres. Celebrante: Paulo Sérgio Vieira Leite – Vigário Episcopal do Vicariato Recife Sul 2.

1005537_1104716412902661_7448140328386382370_n

16 de Janeiro – Sábado

Véspera Solenes

18h30: Primeiras Vésperas Solenes do Glorioso Santo Antão Abade, com participação dos Seminaristas do Seminário de Olinda. 19h: Santa Missa em Ação de Graças por todos os que trabalham na festa e em memória dos benfeitores falecidos. Celebrante: Mons. Paulo Sérgio Monteiro Vigário Episcopal do Vicariato Recife Norte 2.

17 de Janeiro de 2016 – Domingo

Dia da Festa

Solenidade do Glorioso Santo Antão

10h: Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Pe. Héctor Miguel Ruiz Padilla. 16h: Solene Procissão com as Imagens dos Gloriosos Santo Antão e São Sebastião, percorrendo as principais ruas de Vitória, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento, no calçadão da Matriz.

Agradecimento

padre renatoAo Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti recebe eterna gratidão pelo profícuo pastoreio ao longo dos 52 anos a frente da Paróquia. Com o salmista podemos dizer: “O zelo pela Casa do Senhor o consumiu”. Dom Hélder Câmara, em visita pastoral à Paróquia de Santo Antão assim definiu o perfil do estimado pai e pastor: “Foi consolador o contato com o povo, sente-se a presença de um pároco zeloso e inteligente, pois não se improvisa tão grande participação do povo no santo sacrifício”.

Seus primeiros dias a frente da paróquia foram bastante difíceis, porém desafiadores. Durante o seu pastoreio conseguiu resgatar o verdadeiro sentido da festa do padroeiro, como também, fez conhecido a figura de Santo Antão, deixando-nos como herança o livro: Santo Antão – O Santo da Renúncia. Deve-se a ele o grande restauro da Igreja Matriz, na década de 80, dando à mesma as características atuais. Sua ação pastoral junto às comunidades o fez visionário, a semente plantada, brotou e frutificou as paróquias de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, juntamente com todas as outras comunidades que compõem a Paróquia. “Monsenhor Renato, um homem de poucas palavras, porém sincero no que falava, e acima de tudo, fiel à doutrina da Igreja e à vida de oração”, registram.