• Ceclin
out 15, 2018 0 Comentário


Começa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco

DSC_5463 espaço ciência (memorial arcoverde) - Chico PeixotoLeiaJá Imagens_2A partir desta segunda-feira (15/10), tem início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com atividades de popularização científica em todo o País. Este ano o evento terá como tema a “Ciência para Redução de Desigualdades”. Em Pernambuco a  SNCT é coordenada pelo Espaço Ciência, mas acontecerá, de forma integrada, em dezenas de municípios e instituições do Estado.

 A abertura oficial será realizada no município de Pesqueira, Agreste pernambucano, na segunda-feira (15). Mas, desde o dia 12 e no sábado (13), a cidade de Bezerros sediou o Encontro de Astronomia do Nordeste.

Em várias cidades haverá feiras e mostras de Ciências, palestras, oficinas, minicursos e outras atividades. Três Caravanas da Ciência percorrerão municípios como Pesqueira, Arcoverde, São Vicente Férrer, Timbaúba, Lagoa do Carro, Macaparana, Ipojuca, Garanhuns, Itacuruba, Macaparana, Ouricuri e Araripina.

A Caravana da Astronomia, promovida pela UFRPE, com o projeto Desvendando o Céu Austral, garante oficinas de confecção e lançamento de foguetes, além de observação dos astros com lunetas e telescópios.

O Ciência Móvel, ação itinerante do Espaço Ciência, levará aos municípios dezenas de experimentos científicos interativos. A terceira Caravana inclui o Planetário e os Notáveis Cientistas de Pernambuco, uma ação que ajuda a popularizar o conhecimento produzido por cientistas pernambucanos.

O Espaço Ciência também produziu trinta exemplares da exposição “Ciência contra a Desigualdade”, que foram distribuídos entre polos nas várias regiões do Estado. A exposição utiliza experimentos e atividades interativas para estimular a reflexão e debate sobre temas como as desigualdades de renda, gênero e raça e o papel da Ciência neste cenário.

O encerramento oficial da SNCT-PE será no município de Macaparana, na Zona da Mata Norte. Mas, algumas ações serão realizadas posteriormente em municípios como Araripina, Ouricuri e Lajedo.