Ceclin
jul 18, 2015 0 Comentário


Ao contrário de outras cidades, Comdica e Conselho Tutelar de Pombos estão bem equipados

jairo comdica pombosConselho de Direito da Criança e do Adolescente de Pombos terá novo Presidente pelos próximos meses 

Após cumprir grande parte de seu mandato passando precisamente 01 ano e 6 meses, o presidente, agora licenciado, Jairo Rubens, pediu afastamento para resolver questões profissionais, quando realizou um bom trabalho a frente da gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Pombos (COMDICA).

Como representante da sociedade civil pombense e conselheiro mais jovem a assumir a presidência do COMDICA de Pombos, tomando posse aos 25 anos, fez uma gestão com destaque, priorizando a estrutura física do Conselho Tutelar e promovendo um bom diálogo com os diversos atores sociais. Durante o mandato de Jairo Rubens, foi reformulado o plano de trabalho do COMDICA e definido como prioridade a luta para adquirir junto ao Governo Federal, o KIT que garantiu ao Conselho Tutelar a aquisição de um novo veículo, 05 computadores, um bebedouro elétrico e uma impressora.

Realizou junto ao Conselho Tutelar a parceria do Conselho Municipal através do Fundo Municipal (FUNDICA), a montagem da Brinquedoteca que faz hoje do Conselho Tutelar de Pombos um dos mais equipados do Estado, oferecendo além de melhores condições de trabalho, a segurança de abrigar provisoriamente crianças que sejam acolhidas pelo Conselho. Ainda como presidente, promoveu em parceria com a Prefeitura de Pombos a VII Conferência da Criança e do Adolescente, bem como campanhas de combate a exploração sexual infantil e de combate às drogas. Realizaram-se também vistorias na rede municipal de ensino visando criar diagnósticos para melhorar as estruturas das unidades escolares. Oriundo dos movimentos juvenis, a experiência de Jairo Rubens ajudou a consolidar parcerias com os demais órgãos do sistema de garantia.

Jairo RubensJairo afirma que se afasta do Comdica com o sentimento de dever cumprido, reafirmando seu compromisso com as lutas sociais. “Embora ainda tenhamos muitas dificuldades a exemplo dos repasses fundo a fundo decorrentes do Conselho Estadual e também depósitos do Poder Público local, estamos caminhando para grandes conquistas no âmbito das políticas públicas da criança e adolescente. Temos conselheiros muito atuantes com quem puder aprender muito e são verdadeiramente comprometidos com a causa. Nesse período tive a honra de ter articulado a conversa com o então Deputado Paulo Rubem, o qual nos agraciou com a emenda parlamentar que ajudou a equipar o Conselho Tutelar de Pombos. Necessário dizer que nem Conselhos de cidades maiores na região conseguiram esse feito”, resumiu.

Satisfeito com o resultado conquistado, apesar das limitações, ele reconhece que a sensibilidade da gestão do atual Prefeito Josuel Vicente (PSDB) ajudou a assegurar o êxito da parceria. “Muito embora este mandato seja conduzido pela sociedade civil que historicamente se encontra em campos distantes do âmbito dos Conselhos, nesse período fomos um Conselho unido e que buscou a uniformidade das ações e a concretização das melhorias”, avaliou.

Grato ao trabalho conjunto e a Deus pela satisfação de presidir o órgão, o presidente licenciado do Comdica destacou: “O Conselho terá três meses intensos em vista as eleições para o Conselho Tutelar, desejo sorte a todos que tem se doado a fazer mudanças profundas, na busca de um legado às futuras gerações. Certamente estes avanços ajudarão a população de Pombos a melhor avaliar sua escolha na eleição do órgão”, torceu Jairo.