Ceclin
ago 01, 2017 0 Comentário


Com apoio da Mondelez, dezenas de professores recebem capacitação em Vitória

Formações serão em Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata, nos dias 1, 2 e 3 de agosto

esporte educacionalO projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública terá uma semana agitada em Pernambuco. Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, o projeto estará nos municípios Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata para a realização de dois módulos de formação, com a participação de 110 profissionais da educação da região. O projeto conta com o patrocínio da Mondelez International Foundation e da Mondelez Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, e faz parte do Programa Ação Saudável. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em Vitória de Santo Antão, a capacitação será realizada nos dias 1 e 2 de agosto, na Escola Joaquim Krause Gonçalves, no bairro Lídia Queiroz. São esperados 50 professores da rede pública municipal, que irão construir o plano de ação para o município, sobre o tema Escola Ativa, com a orientação dos profissionais do IEE.

“O objetivo principal será de transformar os espaços ociosos da escola em espaços com atividades de esporte educacional, lembrando que cada escola construirá o seu, de acordo com sua realidade e possibilidade de transformação”, comenta Fabio Mamel, subcoordenador do IEE. Ele e Amauri Santana são os responsáveis pela formação.

“O plano de ação é o primeiro passo para a transformação de ambientes escolares. Um dos objetivos do tema Escola Ativa é de dar possibilidades para a criança brincar e explorar diferentes espaços da escola. Uma sistematização de atividades de esporte educacional pode ser uma excelente estratégia para tornar a escola um espaço para desenvolver metodologias ativas”, completou Mamel.

São Lourenço da Mata – Já no município de São Lourenço da Mata, o segundo módulo de formação do ano terá a presença de 40 professores da própria cidade, de Escada e Gloria do Goitá. Nos dias 2 e 3 de agosto, das 8h às 17h, no Colégio Apolônio Sales, no bairro Chã da Tabua, será trabalhado com os participantes o tema Esporte Educacional: inclusão de todos.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete Estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar mil professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.