Com 25 mil títulos de terra entregues, Iterpe celebra seus 13 anos
Na manhã desta terça-feira (08.11), o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) promoveu seu evento de aniversário na sede do órgão, no Recife. Na companhia de diversas autoridades municipais e estaduais, movimentos sociais, lideranças rurais, parceiros, ex-presidentes e todos os servidores que compõem a sua equipe, o presidente do órgão, Henrique Queiroz, liderou as comemorações dos 13 anos de muito trabalho e dedicação em prol do homem e da mulher do campo.
O evento teve início com apresentações culturais que vieram dos municípios de Buenos Aires e Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado, e discursos dos presentes em homenagem ao marcante número de mais de 25 mil títulos de acesso à terra entregues em Pernambuco (gratuitos e com registro em Cartório). Expressando o compromisso com a missão do órgão em viabilizar a Reforma Agrária em todo o Estado, o presidente Henrique Queiroz agradeceu a parceria que foi firmada com o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, que sempre estiveram ao lado dos pequenos produtores.
Resgatando a dignidade e proporcionando segurança jurídica e social às famílias rurais, dos mais de 25 mil títulos, foram emitidos e entregues aproximadamente 17 mil títulos de propriedade/domínio (títulos definitivos), resultado do trabalho da área de regularização fundiária rural, e 8 mil títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos com validade de 5 anos), da área de reordenamento agrário, voltados às famílias de agricultores que vivem em assentamentos no Estado.
Ainda durante a solenidade, o presidente convidou o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Cláudio Asfora, para assinar e entregar um título de propriedade, simbolizando todos os já entregues até o momento. Logo após, Queiroz convidou todos os presentes para o ato simbólico de inauguração da nova sala de reuniões e galeria dos ex-presidentes do Instituto, a qual foi reestruturada e reequipada para dar mais comodidade aos que irão usufruir do novo equipamento.
Desde fevereiro de 2021, a nova gestão do Iterpe tem se empenhado para elevar o órgão a patamares jamais alcançados e fazer com que seu trabalho chegue cada vez mais aos agricultores e agricultoras de Pernambuco. O atual gestor continua trabalhando para avançar com a regularização fundiária e melhorar as condições de trabalho dos servidores atuantes na sede do Recife e nas seis unidades regionais dos municípios de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. Por fim, foi servido um almoço para todos os convidados e aconteceu o corte do bolo que já se tornou tradição na gestão Henrique Queiroz à frente do órgão.
Através do Iterpe, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Estado também operacionaliza ações de aquisição de terra e investimentos produtivos, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, com o objetivo de permitir que agricultores tenham acesso à terra por meio de crédito com juros baixos. Outra ação do órgão é a discussão de medidas que visam minimizar e solucionar os conflitos fundiários no Estado.