Ceclin
mar 30, 2020 0 Comentário


Coluna do Sintepe: Solidariedade

30 anos Sintepe

O Sintepe completou, na quinta-feira, 26 de março, 30 anos de sua fundação, fruto da unificação de três entidades: APENOPE, ASSUEPE e AOEPE, mais o Coletivo de Funcionários Administrativos. São 30 anos de muitas lutas, vitórias, derrotas, conquistas, perdas, mas 30 anos de muita resistência e organização de uma categoria que enfrentou e enfrenta os desafios na defesa da escola pública de qualidade social para todos e todas, passando necessariamente pela valorização profissional e salarial dos trabalhadores e das trabalhadoras em Educação.

A nossa história, antes e depois de sermos Sintepe, nos remete à conquistas significativas: Estatuto do Magistério, Plano de Cargos e Carreira, Fundação da CNTE, Pró-funcionário, Piso Salarial, Fundef, Fundeb e tantas outras conquistas, das quais fomos protagonistas ou coadjuvantes, não importa. O que vale é que sempre estivemos presentes na luta!

Ao completarmos os nossos 30 anos, continuamos compreendendo o papel social que nos cabe enquanto SINDICATO CIDADÃO que somos. Assim, em tempos de novo Coronavírus, refletimos sobre a nossa participação na LUTA PELA VIDA, sobretudo, dos mais vulneráveis socialmente falando.

Sendo assim, a Direção do Sintepe junta forças no sentido de apoiar e fortalecer a iniciativa da Arquidiocese de Olinda e Recife, do coletivo Unificados pela População em Situação de Rua, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e das entidades que compõem a Frente Brasil Popular, que estão alimentando, diariamente, centenas de pessoas que não têm o que comer e nem onde morar, portanto não podem ficar em casa. Nós, podemos e devemos!

Os nossos recursos não são infinitos! Mas a nossa solidariedade humana deve ser!

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE