• Ceclin
out 21, 2019 0 Comentário


Coluna do SINTEPE: Pauta com a Secretaria Estadual de Administração

sintepePAUTA COM A SAD

O SINTEPE esteve em reunião com a Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco na última quinta-feira, 17 de outubro. Na pauta, a cobrança de reajuste para os Contratos por Tempo Determinado (CTD’s), pleito negado pelo Governo sob alegação de ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Direção do Sintepe se reunirá para deliberar sobre o assunto.

Outro ponto da reunião foi referente às férias dos concursos que, em janeiro de 2019, ainda não contavam com um ano de efetivo exercício e até o momento não receberam a gratificação de férias. O Secretário de Administração não deu resposta na oportunidade, ficando para, oficialmente, apresentar sua posição.

GERAR EMPREGO

O Governo Bolsonaro, definitivamente, não pensa nas questões mais urgentes da população brasileira. Em meio ao desastre social que estamos vivendo, com 6 milhões de pessoas voltando à pobreza, segundo pesquisa do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas  (FGV), o debate que interessa ao governo é uma “nova reforma trabalhista/reforma sindical”, mais uma vez atacando a classe trabalhadora.

Este foi o anúncio feito pelo secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, durante reunião realizada com centrais sindicais. O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, ressaltou que uma das prioridades da Central é a luta pela geração de empregos e renda para a classe trabalhadora, algo que não está no vocabulário dos ministros e assessores de Bolsonaro.

VITÓRIA DA EDUCAÇÃO

Os movimentos sociais, estudantil e sindical nas ruas pressionaram e o MEC cedeu. Na última sexta-feira, 18/10, o Ministério da Educação anunciou a liberação de todo o orçamento que estava bloqueado em 2019 para universidades e institutos federais. Dessa forma está comprovado que só a luta garante as nossas vitórias.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE