• Ceclin
jul 15, 2019 0 Comentário


Coluna do SINTEPE: Desmonte da Previdência

Coluna do SINTEPE Desmonte da Previdência

O conjunto de maldades encaminhado pelo Governo Federal e em tramitação no Congresso Nacional é fruto de uma visão equivocada do Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe. O desmonte da Previdência, além de desamparar os que mais precisam de proteção social do Estado, vai aprofundar ainda mais a crise econômica no País. A redução de valores das aposentadorias e pensões diminuirá o dinheiro em circulação, uma vez que aposentados e pensionistas terão menor renda para consumir.

O quadro que se desenha é caótico. A falta de vergonha é escandalosa! É Juiz com partido e escola com lei da mordaça. É dívida de ruralistas (R$ 84 bilhões) com a Previdência sendo perdoada em troca de votos para prejudicar o povo mais carente com o desmonte da própria Previdência. É deputado recebendo emenda para votar contra a população (R$ 2,4 bilhões em emendas parlamentares). E, pasmem, é só o começo! Mas também é tempo de resistência!

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Em reunião entre o Sintepe e a Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), foi discutida a situação de professores/as  lotados/as em Escolas Técnicas Estaduais, nos cursos técnicos subseqüentes. Na ocasião, foi atendida a reivindicação do Sindicato no sentido de que a carga horária no turno noturno seja de 05 (cinco) aulas de 40 (quarenta) minutos, resolvendo, assim, situações de escolas que, por exemplo, estavam adotando 03 (três) aulas de 60 (sessenta) minutos por noite.

Outro ponto discutido na reunião foi sobre a ocupação das Coordenações de Curso Técnico e Coordenações de Integração Empresa-Escola por profissionais do quadro da Rede Estadual de Ensino. Este ponto não foi fechado e a discussão vai continuar.

Ainda com relação às ETE, está em andamento a discussão sobre as 150 (cento e cinqüenta) horas aulas mensais nos cursos subseqüentes noturnos, serem trabalhadas, exclusivamente, à noite. Outras demandas continuam na Pauta e a discussão prossegue.

RECESSO DE ANALISTAS E ADMINISTRATIVOS/AS

Mais uma vez foi reforçada, em mesa de negociação, a garantia de 01 (uma) semana de recesso para Analistas e Administrativos/as durante o período de recesso escolar de julho.

Dessa forma, um bom descanso para todos/as.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE