Clarão no céu de Pernambuco tem explicação
Um clarão no céu por volta das 22h dessa quarta-feira (15), deixou moradores da Região Metropolitana do Recife e demais áreas do Estado assustados. Em pouco tempo, o assunto ganhou repercussão nas redes sociais e alguns relatos são de pessoas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O fenômeno já tem explicação. Trata-se de um bólido da chuva de meteoros orionídeos, segundo declarou Leonardo Neves, da Sociedade Astronômica do Recife, aos principais veículos de comunicação da região.
De acordo com o especialista, a claridade é proveniente dos rastros de pedregulhos deixados pelo Cometa Halley. O Cometa se aproxima da terra a cada 76 anos, mas os rastros permanecem no espaço. O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólide não chega a cair, como um meteorito, e a explosão não gera riscos a população, pois, acontece a mais ou menos 60 km de altura.
A chuva de meteoros orionídeos ocorre todos os anos sempre no período entre 2 de outubro a 7 de novembro. O período é definido por um alinhamento especial da Terra. O clarão no céu a noite também está ligado ao movimento da terra em relação ao sol, a translação.
Com informações da Rádio Jornal.