Ceclin
fev 14, 2009 0 Comentário


Cipoma apreende 110 aves silvestres em Vitória

Publicado em 14.02.2009,
Do JC OnLine


Uma operação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) apreendeu na manhã deste sábado (14) 110 aves silvestres na feira livre da Vitória de Santo Antão, Mata Sul de Pernambuco. Uma delas, da espécie azulão, era anilhada, legalizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para criação. A venda, no entanto, é considerada ilegal.

No momento da operação, vários comerciantes fugiram. Outros foram notificados. De acordo com o major Paulo Vidigal, comandante da Cipoma, a ação de hoje, da qual participaram 18 policiais, foi educativa. “Os comerciantes não foram presos desta vez. Mas a venda ilegal de aves silvestres é considerada ilegal”, disse.
Se for preso, o comerciante terá que pagar uma multa de R$ 500 por ave apreendida, além da reclusão de seis meses a um ano e meio.
Esta é a terceira operação da Cipoma no interior do Estado este ano. Outras ações já foram realizadas em Carpina e Limoeiro. “Estamos interiorizando a fiscalização por recomendação do governo do Estado”, explicou o major Vidigal.
Entre as espécies apreendidas neste sábado, foram encontradas papa-capim, canário, caboclinho e azulão. A venda de animais silvestres é proibida e considerada crime ambiental. As aves apreendidas em Vitória foram levadas para o Ibama, em Casa Forte, no Recife.

(Jornal do Commercio).