• Ceclin
nov 23, 2017 0 Comentário


Cineclube Avalovara promove especial da Consciência Negra neste domingo (26)

Filme Deus: O cotidiano de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua influência divina sobre o filho. Foto: Divulgação

FILME DEUS –  O cotidiano de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua influência divina sobre o filho. Foto: Divulgação

Os curtas serão exibidos no Teatro Silogeu neste domingo (26/11), às 17h

O Cineclube Avalovara anuncia pauta da sessão de Novembro – que acontece neste domingo, dia 26/11, uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), que estará promovendo entre os dias 24 e 29/11 a sua 5ª edição da Semana da Consciência Negra.

Os filmes escolhidos para esta sessão do final da tarde deste domingo são os curtas-metragens “DEUS” (Vinícius Silva, 2016) e “NADA” (Gabriel Martins, 2017), ambos com uma linda trajetória no Brasil e no mundo. “DEUS” | Conheci Deus Ela É Uma Mulher Negra (2016 )mescla documentário e ficção, história de uma mãe negra que batalha para criar o filho, sozinha, na periferia de São Paulo. O filme foi realizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, tendo grande repercussão antes mesmo de ter sido lançado. Agora ele está em circulação pelos cineclubes do Brasil, e o coletivo tem a honra de exibi-lo.

“NADA” (2017) conta a história de Bia, uma jovem que acaba de completar 18 anos e, com o fim de ano e a chegada do ENEM, está sendo pressionada para decidir qual curso ela vai se inscrever. Bia, no entanto, não quer fazer nada. “NADA” é estrelado por Clara Lima, a happer mineira Clarinha (17 anos), responsável também por parte da trilha sonora do curta. O filme foi exibido na Mostra Quinzena dos Realizadores, dentro do Festival Internacional de Cinema de Cannes, este ano, e foi cedido pelo próprio diretor ao Cineclube.

“Todas as pessoas estão convidadas para que participem não só da nossa sessão, mas também das outras ações do evento, que é completamente gratuito e com certificado de participação pela UFPE”, convidam. Confira logo abaixo a programação completa…

O Cineclube Avalovara tem apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (IHGVSA) e da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

folder 17-nov-v3 CineclubPROGRAMAÇÃO

24/11 (sex), às 19h – Palestra com Adalberto Cândido – filho do líder negro da Revolta da Chibata – João Cândido (homenageado do evento).

Tema: História, Tradição e Memória como forma de resistência na diversidade étnica e cultural no Brasil atual.

26/11 (dom), às 17h – Sessão do Cineclube Avalovara, com exibição dos curtas-metragens “DEUS” (Vinícius Silva, 2016) e “NADA” (Gabriel Martins, 2017), e debate pós filme.

27/11 (seg), às 19h - Mesa redonda com os mestres Amâncio, Queixada e Courisco.

Tema: A Capoeira como instrumento de inclusão escolar e cidadania.

28/11 (ter), às 19h – Palestra com o antropólogo congolês Kabengele Munanga.

Tema: Estratégias e políticas de discriminação racial na educação brasileira, desafios e perspectivas da Lei 10.639/03, 14 anos depois.

29/11 (qua), às 19h - Palestra com o líder quilombola José Carlos, da comunidade de Castainho – Garanhuns.

Tema: Comunidades Quilombolas em Pernambuco – Memória e Resistência no século XXI.

SERVIÇO

Cineclube Avalovara Especial Consciência Negra

Classificação indicativa: Livre

Data e hora: 26/11/2017 (dom), às 17h

Local: Silogeu do IHGVSA

Entrada Franca.